1 de dezembro de 2010

Qual o melhor bicho para colocar na comida do seu filho?

 [Atenção - Todas as informações divulgadas sobre a fiscalização de maus tratos dos animais no RODEIO de Assis-SP podem ser vistas clicando __AQUI!  ]  

Na contramão das notícias que estamos vendo ultimamente, como a da “Merenda vegetariana em escolas públicas do estado de São Paulo em 2011″, a prefeitura de Caraquatatuba-SP decidiu incluir carne de avestruz na alimentação das crianças. O jornalista que apresenta a matéria frisa que o preço do quilo da carne de avestruz é de cerca de R$ 40, ao passo que o quilo da carne de boi é de R$ 20 (em média).

Mesmo com a diferença de valores superando os 100%, o representante da prefeitura dá alguns motivos pelos quais eles julgaram que era melhor mudar da carne de boi para a de avestruz na alimentação dos pequenos. Um dos principais motivos citados, com direito a tela ilustrada e bem lúdica preparada pelo jornal, é o fato da carne de avestruz ser mais saudável do que a carne de boi. A discussão ficou sobre qual bicho usar.

Assista ao vídeo da matéria aqui.

Se a questão é “Qual bicho usaremos na comida das crianças”, vamos considerar uma coisa: a carne de cachorro é uma das carnes “mais saudáveis” que existem sob o ponto de vista nutricional. Na Wikipédia norte-americana existe, inclusive, uma tabela nutricional da carne de cachorro que mostra em números essa tese. Outro site comenta sobre o baixo colesterol da carne de cães.

Com base nestes dados, podemos completar a tabela nutricional que o jornal mostrou. Ela fica assim:






Será que os representantes de Caraguatatuba teriam coragem de cogitar a introdução de carne de cachorro na merenda escolar? Seria uma possibilidade? É claro que não. Imagine as mães sendo informadas que suas crianças estão comendo carne de cachorro na creche, seria notícia no Brasil todo.

A discussão deveria ter considerado a opção vegetariana que baixaria os custos e elevaria a saúde das crianças. Faltou conhecimento e sobrou lobby.

 

 





 Fonte

Por Nathalia Mota

Um comentário:

  1. Por issooooo q não entendo, cachorro não pode mas avestruz pode??? Livrinho ludico pra mostrar a carninha do avestruz? Ludico pra quem??? Um dia q fui explicar o vegetarianismo meus alunos ficaram chocados ao descobrirem q o bife veio da vaquinha, já os pais quase me trucidaram por "pregar" o vegetarianismo... Dificil enfiar certas coisas na cabeça dos adultos....

    ResponderExcluir