29 de julho de 2010

Empresa cria cerveja que é vendida dentro de animais mortos



Ao pensar que já vi de tudo nessa vida me deparei com mais essa. Uma empresa criou uma cerveja que é vendida dentro de animais mortos! Exatamente, a cerveja vem adicionada dentro de animais.



A cerveja, que custa a bagatela de R$ 1300, é feita atraves de animais empalhados vestido com trajes, digamos, excêntricos. Até agora, apenas 12 frascos foram produzidos sob encomenda, utilizando esquilos e lebres.
Segundo o site dos fabricantes, as garrafas individuais foram criadas por um taxidermista e cada animal morreu de causar naturais antes de enfeitarem as cervejas. As roupas foram feitas sob medida e cada garrafa tem sua própria personalidade.


“O impacto final da história é um casamento perfeito entre a taxidermia conceitual e a arte da cerveja artesanal. As garrafas são ao mesmo tempo belas e perturbadoras – que interrompem convenções e quebram tabus, como a cerveja que traz dentro de si”, declarou James Watt, um dos fundadores.

Nota do site onde a notícia foi divulgada: Eu particularmente já não gosto de bebidas alcoólicas, e elas feitas com animais pior ainda! E também não cai muito nessa de - "...cada animal morreu de causar naturais antes de enfeitarem as cervejas". Não gostei da idéia é sou contra essa coisa toda.

Por que eles não direcionam essa "criatividade" para algo útil?


Fonte (

28 de julho de 2010

Parlamento da Catalunha proíbe touradas

 

Legisladores deram um golpe fatal à tourada na Catalunha nesta quarta-feira, proibindo o sangrento esporte de séculos de história pela primeira vez na Espanha continental. Pela lei catalã, as arenas da região devem ser desativadas até 2012.

O resultado de 68 votos a favor e 55 contrários à proibição era esperado, pois o Parlamento catalão já havia realizado uma votação preliminar em dezembro, aceitando a petição da população para banir a tourada, argumentando ser uma crueldade aos animais. Nove parlamentares se abstiveram.

Durante o debate, legisladores citaram a decadência na popularidade da tourada na Espanha, onde menos e menos pessoas comparecem às arenas a cada ano para assistir aos toureiros usarem capas e espadas contra animais enfurecidos.

“Existem algumas tradições que não podem continuar congeladas no tempo enquanto a sociedade se transforma. Não precisamos banir tudo, mas as coisas mais degradantes devem ser banidas”, disse José Rull, membro do Parlamento pelo partido nacionalista catalão, ou CiU, durante o debate.




Fonte

Por Nathália Mota

27 de julho de 2010

Touradas: é hora de dizer "basta!"

 Este é um momento histórico. Temos uma oportunidade de pôr um fim às cruéis touradas em uma das maiores regiões da Espanha: a Catalunha.  Junte-se a nós para dar um basta a essa crueldade!





Após uma enorme campanha anticrueldade promovida pela população da Catalunha, o Parlamento Regional irá decidir acerca da proibição das touradas de uma vez por todas. Queremos que os Membros do Parlamento (“MP”s) tomem ciência de que há milhares de pessoas em todo o mundo preocupadas em saber o rumo da votação, e esperando que eles ponham um fim a esse cruel “esporte”.

Agora, mais do que nunca, você pode fazer a diferença.

Insira o seu nome neste abaixo-assinado para que, juntos, possamos encorajar o Parlamento catalão a votar em favor de uma proibição das touradas. 


Por Nathália Mota 

25 de julho de 2010

Banksy contra KFC

"O artista Banksy, cujas obras de arte nas ruas são conhecidas no mundo inteiro, criou uma imagem que mostra um lobo atacando a cabeça do Colonel Sanders, o senhor que aparece no logo da rede de comida lixo KFC, famosa pelas condições infernais que trata as aves que eles vendem saturadas de gordura em suas lojas de plástico fedorentas."
 
Fonte: Lobo Repórter

Por Alex Peguinelli

22 de julho de 2010

Banana Pop - Tirinha

 
Mais tirinhas em www.bananapop.com.br

Por Nathália Mota

19 de julho de 2010

2º EducaVEG + PicNic Vegano em Assis


O EducaVEG foi idealizado para reunir veganos, vegetarianos e pessoas que simpatizam com a ideia de
Libertação Animal, de Assis e região, para trocar experiências e informações sobre temas relacionados, além da divulgação do coletivo V.I.D.A..

O que acontecerá na segunda edição?
·       Esclareceremos a campanha contra o rodeio: “Assis quer cultura, não tortura”;
·       Exibição de vídeos sobre maus tratos nos rodeios;
·       Apresentação da parceria do Coletivo V.I.D.A. com a Ong ANIMA -  Associação de Voluntários de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente de Assis e Região – e esclarecimento de temas como castração, adoção e posse responsável;
·       Pic Nic! – leve um lanche vegano. Obs: Se você não souber o que levar, entre em contato conosco que daremos sugestões de receitas fáceis de preparar;
·       Haverá material à venda.

Segue o mapa de onde fica o Galpão Cultural.








Ajude-nos a divulgar o evento!
Contamos com sua participação!

Por Willian

18 de julho de 2010

Não quer matar animais no seu curso? Conheça a Objeção de Consciência‏

Alguns cursos como Biologia, Medicina Humana ou Veterinária, Nutrição, Odonto, Farmacologia e outros, ainda exigem o uso prejudicial de animais. Se você não sabia que tal uso de animais fazia parte de seu currículo, e se você percebe que tal uso entra em conflito com suas convicções pessoais, então esta parte do site poderá lhe ser muito útil.

Além de você poder contar com nossa ajuda através de e-mail, os textos de apoio aqui disponíveis poderão lhe dar uma boa idéia de como expor sua objeção com clareza e criatividade, além de ter uma idéia de como a lei se posiciona diante deste uso.

Garantir métodos e abordagens substitutivos humanitários ao uso prejudicial de animais não é sempre fácil, mas existe um crescente número de professores que reconhecem a liberdade de consciência dos estudantes, e que também procuram por uma educação humanitária de alta qualidade.

Como proceder com sua objeção? Solicite formalmente sua objeção! Veja como em http://www.1rnet.org/
Fonte: Infosentiens
Por Alex Peguinelli

NÃO SE ESQUEÇAM DE ASSINAR A PETIÇÃO CONTRA RODEIO EM ASSIS
PRECISAMOS DA AJUDA DE CADA UM DE VOCÊS, DIVULGUEM!
OBRIGADO

15 de julho de 2010

Assis contra o Rodeio!

[Atenção - Todas informações divulgadas sobre o RODEIO de Assis-SP podem ser vistas clicando __AQUI!  _ ]

O Coletivo V.I.D.A. (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal)  iniciou uma ação contra o Rodeio na cidade de Assis-SP.

Precisamos urgentemente da colaboração de cada um.

Os animais não podem falar, e é por isso que falaremos por eles, devidamente orientados, quando levarmos este abaixo-assinado à Câmara Municipal de Assis-SP.


Não se pretende impedir a festa na cidade, mas tão somente impedir o sofrimento desnecessário dos animais nela utilizados. Queremos VIDA e diversão de forma legítima e legal.

De que forma você pode ajudar?? 

  • Estamos enviando o link para download do abaixo-assinado físico (folha para impressão). Imprima este abaixo-assinado, faça cópias e divulgue o máximo possível (deixe esta folha com seus familiares, amigos, na sua escola, no trabalho, na igreja e onde mais você puder!). Lembrando que também é válido para pessoas de outras cidades...é só nos enviar via correio! . Baixe aqui.
Atenção: Este abaixo-assinado só é válido com o número de identidade (R.G.)

  • Assine a petição online AQUI
  • Ajude-nos participando da próxima manifestação contra o rodeio em Assis-SP dia 04 de Setembro.
  • Repasse este post para todos seus contatos agora mesmo, divulgue em seu Orkut, twitter, blog, facebook...
Contamos com a colaboração de vocês!!! Muito obrigado!

Conheça os bastidores do rodeio: www.odeiorodeio.com/site/



Atenciosamente, Coletivo V.I.D.A.

      “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
 Martin Luther King

Por Willian Santos

13 de julho de 2010

Hoje é o dia do Rock!

E o que isso tem a ver com veganismo?
TUDO!




Sempre Ganância - Discarga

Mais um pescoço degolado
Outra refeição é servida
Mais um cérebro perfurado
Outra pesquisa concebida
Exploração humana e animal
Pra servir uma podre ganancia
O funil ao contrario do capitalismo
Mata, desperdiça, contamina,
Poluindo as águas, desmatando florestas
Injetando veneno. Não há ética
Isso tenta se esconder, mas meu olhos tudo podem ver



No More - Youth of Today

Meat eating flesh eating think about it
so callous to this crime we commit
always stuffing our face with no sympathy
what a selfish, hardened society so
No More
just looking out for myself
when the price paid is the life of something else,
No More
i won't participate
we've got the power we've got the might
to take whatever is in sight
not even worried, it's an unfair fight
well we've got a heart to tell us what's right
our numbers are doubling in 88
cause the people are starting to educate
themselves their friends and their families
and we'll have a more conscious society

Mais sobre vegetarianismo e o rock:
http://vista-se.com.br/redesocial/13-de-julho-dia-mundial-do-rock-and-roll/

Por Alex Peguinelli

12 de julho de 2010

Leishmaniose: matar animais não resolve!


Hoje no Brasil todos os animais com "suspeita" de Leishmaniose devem ser mortos. . Não há estudos que comprovem que matar animais resolva o problema, uma vez que a prática da matança acontece há décadas e o índice de casos humanos só tem aumentado. O PROJETO DE LEI 510/10 obriga o Poder Público a realizar exames de prova e contra prova antes de MATAR o animal. . O Brasil é o único país no mundo que mata cães com leishmaniose... Todos os outros tratam a doença.


Ao Governador do Estado de São Paulo
O Projeto de Lei número 510/10, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho, determina que para a realização da eutanásia em cães portadores de Leishmaniose no Estado de São Paulo será obrigatória a realização de, pelo menos, dois exames para confirmar a presença do parasito que transmite a doença no animal: um sorológico e outro parasitológico ou sorológico com antígeno recombinante.
Os exames realizados hoje no Brasil chegam a um percentual de “falso positivo” de 48\%, portanto o número de animais mortos indevidamente pode chegar a números assustadores.

No Estado de São Paulo, a realização do primeiro exame comprobatório para a doença já é obrigatório, de acordo com a Lei Estadual 12916 de 17 de Abril de 2008, também de autoria do deputado estadual Feliciano Filho.

Hoje, o Manual da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo não autoriza a realização de exame de contra prova em animais cujo primeiro exame acusou resultado positivo, a não ser por "pedido judicial".

No Brasil, uma Portaria Interministerial proíbe o tratamento de cães com medicamentos de uso humano.
Não há medicamentos de uso veterinário.
Um Decreto Federal determina que todo animal "com suspeita" da doença deve ser sacrificado.
 A venda da vacina contra Leishmaniose é proibida em cidades não endêmicas (cidades que não tenham casos comprovados da doença), portanto não há como nos prevenir, nem proteger nossos animais.

 
Para evitar que animais sejam mortos indevidamente, para um diagnóstico de certeza para a LVC, para termos o conhecimento real e preciso da quantidade de animais infectados com essa importante zoonose, a fim de proteger os humanos, nós abaixo assinados, apoiamos e solicitamos ao Governador do Estado de São Paulo que sancione o PL 510/10.

Somente embasados em dados técnicos confiáveis sobre o número real de animais infectados pela Leishmaniose Visceral Canina, técnicas mais eficazes poderão ser desenvolvidas para diminuir sua disseminação, possibilitando o controle ético e humanitário da doença e o correto tratamento em seres humanos.

CLIQUE AQUI PARA APOIAR


Para proteger os seus dados, eles NÃO ficarão visíveis a todos.

Para mais informações, leia a notícia na íntegra em www.matarnaoresolve.blogspot.com/



Por Nathália Mota

10 de julho de 2010

Bolo V.I.D.A. (Receita dobrada)


Pelo Sucesso do bolo V.I.D.A. (o bolo preto) estamos colocando a receita =]


3 xícara de farinha de trigo (se usar integral, peneire bem!)  
2 colher de chá de bicarbonato de sódio  
2 xícara de açúcar cristal  
1/2 de xícara de cacau em pó  
1 colher de chá de sal  
4 colheres de sopa de vinagre (de vinho branco ou de maçã)  
2 colher de chá de extrato de baunilha  
2/3 xícara de óleo vegetal  
2 xícara de água 
açúcar de confeiteiro para polvilhar  
   
Preaqueça o forno a 175 graus. Misture a farinha, o bicarbonato, o açúcar, o cacau e o sal e peneire tudo junto num tabuleiro de 20cm. Sacuda o tabuleiro para nivelar os ingredientes. Com o dedo ou com as costas de uma colher faça três buracos pequenos na mistura de farinha. Despeje o vinagre no primeiro, a baunilha no segundo e o óleo no terceiro. Despeje a água por cima de tudo. Com um garfo, misture bem a mistura, indo até o fundo e os cantos do tabuleiro para incorporar toda a farinha. Esta mistura leva cerca de 1 minuto e meio e a massa ficará quase homogênea. Asse por cerca de 45min, ou até que um palito introduzido no meio do bolo saia limpo. Remova o bolo do forno. Deixe esfriar completamente e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva o bolo diretamente do tabuleiro.

Por Henrique Cruz.

7 de julho de 2010

O Touro do Orkut

O Festival de San Fermin é um tradicional evento realizado todos os anos em Pamplona, na Espanha, de 06 a 14 de julho. Ele mescla de carnaval de rua e touradas.
O ponto forte da festa são os “encierros”, um percurso de 800 metros pelas ruas históricas de Pamplona onde as pessoas correm, provocam e fogem dos touros.


Vale ressaltar que no final dessa “festa” todos os touros são sacrificados nas touradas.

Para comemorar, o Orkut colocou esse simpático touro na sua página inicial de login. Parabéns, Orkut!

Para acessar as fotos desse “festival”, acesse o próprio site de San Fermin (não contém cenas fortes):
www.sanfermin.com/galeria/pordisciplinas/fotografia/fotos.php?autor=2&lang=cas&scat=3

Fontes:
http://solembrandoque.wordpress.com/
http://www.sedentario.org/imagens/festival-de-san-fermin-2009-17555



Por Nathália Mota

Festival Bem Animal

O Festival Bem Animal, realizado dia 04/07/2010 em São Paulo e promovido pela ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), reuniu representantes do meio artístico engajados na defesa dos direitos animais para celebrar e difundir ideias de consciência e respeito a todos os seres, humanos e animais, sem nenhum tipo de discriminação de espécie, deficiência, cor ou diferença. Uma grande comunhão que contou com a sensibilidade de artistas que se doaram e participaram voluntariamente sem nenhum ganho em troca, além da alegria e satisfação que demonstraram por ali estarem.

O Coletivo VIDA também estava presente para prestigiar e participar desse grande evento em prol dos animais.

Uma feira de adoção com cães e gatos especiais (portadores de deficiências, idosos, com doenças crônicas, etc) foi realizada.





Durante as 4 horas do festival houve mais de 10 shows musicais, incluindo Fred 04,  Pindorama (Willians Marques), Terabatera, Ludov e  Rodrigo Teaser (cover oficial do Michael Jackson).




Gabi Veiga, integrante da trupe O Teatro Mágico, realizou um debate sobre os Direitos Animais, incluindo veganismo e a campanha Segunda Sem Carne.




Exposição de fotos de Marcelo e Marcel Enderle (Foto: Lilian Garrafa)



Lanches e salgados veganos estavam à venda.









 A crianças também tiveram um show com músicas inspiradas nos animais brasileiros, oficina de reciclagem e uma oficina de culinária vegetariana.

Além de tudo isso, durante o evento, artistas colocaram em exposição seus trabalhos:
- Artista plástica Marta Oliveira: quadros e vestidos bordados com poemas;
- Artista multimídia Tubarão Dulixo: transforma o que foi descartado e o que polui em arte;
- Fotógrafos Marcelo e Marcel Enderlei: exposição de fotos da vida animal;
- Cantinho da Biofauna: exposição educativa sobre tráfico de animais silvestres; entre outros.

Mais informações sobre o Bem Animal: www.anda.jor.br/?p=71657

Confira mais fotos do evento em nossa conta do flickr:
www.flickr.com/photos/51110451@N06/sets/72157624315261053

Por Nathália Mota

4 de julho de 2010

Protovegetarianismo



O vegetarianismo é, por definição, a corrente dietética que estipula a alimentação exclusivamente vegetal, com abstenção de todos os ingredientes de origem animal. Por conseguinte, qualquer pessoa que consuma carne de mamíferos, de aves, de répteis, de anfíbios, de peixes ou de invertebrados, seus ovos, leite, mel, gelatina, cochonilha ou qualquer outro produto de origem animal não pode ser considerada vegetariana.
Há, no entanto, uma confusão em relação ao que seja o vegetarianismo, sendo que muitas vezes pessoas que consomem alimentos de origem animal consideram pertencer a alguma categoria de vegetarianismo. Por exemplo, pessoas que consomem carne de vez em quando podem se dizer semi-vegetarianas, e as que consomem ovos e leite podem se considerar ovo-lacto vegetarianas, no entanto, o próprio consumo de produtos de origem animal contraria a idéia de que essas pessoas realmente sejam vegetarianas.

Origem da confusão de termos
Embora a Vegetarian Society do Reino Unido afirme que Joseph Brotherton criou o termo “vegetarian” a partir do radical latino “vegetus” (vigoroso, robusto) , em 1847, é fato que o termo já era utilizado em épocas anteriores. O dicionário Oxford contém referências ao termo “vegetarian” anteriores a 1847.
  • 1839 - "Se eu tivesse que cozinhar, inevitavelmente me tornaria vegetariano." (F. A. Kemble, Jrnl. Residence on Georgian Plantation (1863) 251)
  • 1842 - "Dizer a um vegetariano saudável que sua dieta é bastante antipática com os desejos de sua natureza." (Healthian, Apr. 34)
Está claro que o termo originalmente se referia àquelas pessoas que se propunham a viver de alimentos exclusivamente vegetais, havendo muitas evidências históricas desse fato. Tanto é que a precursora da Vegetarian Society, fundada em 1843, se chamava The British and Foreign Society for the Promotion of Humanity and Abstinence from Animal Food (Sociedade Britânica e Estrangeira para a Promoção do Humanitarismo e Abstinência de Produtos de Origem Animal) e não Sociedade pela Abstinência de Carnes. Instituições que advogavam o vegetarianismo antes mesmo da criação da Vegetarian Society, como a Bible Christian Church e a Alcott House, já utilizavam o termo dentro desse conceito. Além disso, uma alteração de “Vegetable Diet” para “Vegetarian Diet” é um passo mais provável do que a busca por um radical na língua latina.
A confusão teve origem na própria Vegetarian Society do Reino Unido, por volta de 1888, quando seu presidente, J. B Mayor, preocupado com o pequeno número de associados à sociedade, quis redefinir o próprio termo, de modo a torná-lo mais abrangente. Professor de latim na Universidade de Cambridge, Mayor não teve dificuldade em associar “vegetarianism” a “vegetus”, dissociando-o de “vegetable”.
Embora muitos dos membros da sociedade tenham passivamente aceitado essa nova definição, muitos contestaram, havendo ocorrido uma cisão na sociedade, derivando daí uma sociedade independente baseada em Londres, que só voltou a se reunificar com a de Manchester em 1969.

Por que protovegetarianismo ?
O radical grego Proto, muitas vezes traduzido como “primeiro” ou “primordial”, é comum a muitas palavras presentes em línguas ocidentais e traz a idéia de algo rudimentar, ainda em formação.
Assim, proto-homem é um homem das cavernas, ainda não um Homo sapiens; protozoário é um organismo unicelular, o primeiro zoário, ainda não um animal; protocordado é um animal que apresenta notocorda em alguma fase de seu desenvolvimento, mas não em todas as fases de sua vida. Ainda não é um cordado; protogaláxia é a matéria amorfa da qual se formam as galáxias;
protohistória é história muito antiga, não muito bem registrada; próton é a partícula que se acredita ter sido a primeira, a mais elementar.
Protovegetariano seria uma palavra bastante precisa para descrever alguém que ainda não é vegetariano, mas que adota um hábito alimentar que tende para isso. Com isso não se pode afirmar que todo protovegetariano será algum dia vegetariano, assim como nos exemplos acima o proto não se torna no algo que ele tende a ser.

De protovegetariano a vegetariano
Na maioria dos casos a adoção do vegetarianismo ocorre de forma gradual, onde o indivíduo abandona primeiramente o consumo de carne vermelha, em seguida abandonando a carne de aves e peixe e em seguida os ovos e os laticínios. Porém, nem todas as pessoas que rejeitam algum alimento de origem animal se tornarão algum dia vegetarianas de fato.
A substituição de carne vermelha por carne branca ou de peixe pode estar relacionada a uma atitude de saúde, visto a crença difundida de que a carne branca é mais apropriada para o consumo humano do que a carne vermelha, ou ainda pode estar associada a uma concepção ética pouco sólida, onde os peixes e aves seriam considerados organismos menos sensíveis ou até mesmo “não-animais”, visto a menor presença de sangue ou de sinais externos que evidenciem sofrimento. Nesta lógica, animais não quadrúpedes poderiam ser classificados como alimentos vegetarianos “puros”, o que justifica a auto-atribuição de vegetarianismo por pessoas que em verdade comem carne.
Há casos, também, onde o indivíduo abandona o consumo de todos os tipos de carne, “compensando” a falta de algum possível nutriente aumentando consideravelmente o consumo de ovos ou laticínios. Agindo dessa forma, esses indivíduos podem estar consumindo maior quantidade de produtos de origem animal do que consumiam antes, resultando em maior e não menor exploração animal. Assim, muitos protovegetarianos podem estar se afastando do vegetarianismo ao invés de aproximando-se dele.
A abstenção de carnes é um passo importante, no entanto, não pode ser considerado um fim em si mesmo. Se esse passo não for seguido de tantos outros, que progressivamente levem à exclusão de outros produtos de origem animal, resultando em um vegetarianismo de fato, os propósitos de respeito aos direitos animais, de conquista de melhor saúde, de preservação do meio ambiente ou sejam quais forem não terão sido atingidos.
Os mesmos argumentos e base ideológica que levam um individuo a adotar o protovegetarianismo, se considerados de maneira séria, o levariam a adotar o vegetarianismo. O protovegetarianismo é, portanto, uma forma incompleta de fazer cumprir essas ideologias, e por isso não pode ser considerado senão que um passo em direção ao vegetarianismo verdadeiro.

O vegetarianismo verdadeiro
Apenas por meio do vegetarianismo verdadeiro uma pessoa sabe que realmente está adotando uma dieta compatível com seus valores éticos. Apenas o vegetarianismo permite se alinhar comportamento alimentar com crenças e valores relativos aos direitos dos animais.
Além disso, somente abstendo-se de todos os produtos de origem animal uma pessoa pode garantir que não estará causando impactos significativos ao meio ambiente, pois não apenas a pecuária de corte é responsável pelo desmatamento, pelo desvio de grãos para a alimentação de animais, pela poluição do meio ambiente com resíduos de criação animal, contaminação de recursos hídricos e efeito estufa, mas também a pecuária de leite e a criação de galinhas poedeiras.
Um padrão dietético que comporte o consumo de leite e ovos é incompatível com a idéia de uma alimentação saudável, pois esses alimentos, assim com a carne, também estão envolvidos com a maior incidência de diabetes, arteriosclerose, reumatismo, hipertensão, osteoporose, anemias, doenças cardíacas, doenças renais, doenças respiratórias, derrame, esclerose múltipla, alguns tipos de cânceres e obesidade.
O protovegetarianismo não traz os benefícios que seus defensores alegam, seu único benefício verdadeiro se encontra no fato de que ele é um primeiro passo em direção ao vegetarianismo.
Fonte: Sociedade Vegana - http://migre.me/TmSr

Por Alex Peguinelli

3 de julho de 2010

Rocambole de PTS - "Carne de Soja"


Massa:
4 xícaras (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (chá) de sal
½ xícara (chá) óleo
30 g de fermento biológico (2 tabletes)
1 xícara (chá) de água

Para a massa, misture 3 xícaras de farinha de trigo com o açúcar e o sal. Acrescente o óleo e o fermento biológico dissolvido na água. Amasse muito bem. Aos poucos acrescente o restante da farinha e deixe descansar por mais ou menos 25 minutos. Depois da massa crescida, sove novamente, abra e recheie. Enrole os rocamboles. Asse em forno preaquecido por aproximadamente 25 minutos.

Recheio: Refogado de PTS – “Carne de Soja”
250 g de pts granulada
100 ml de shoyu
170 g de molho de tomate (1/2 sachê)
3 dentes de alho amassados
1 cebola média picada, 1 colher de curry
Cebolinha, salsinha, orégano, chimichurri, a gosto

Deixa a PTS hidratando por cerca de 30 min em água fria, após escorra. Em um guardanapo coloque uma pequena porção de PTS e esprema muito bem para que saia toda água (este passo faz toda a diferença), faça isso com toda a PTS e reserve. Aqueça óleo suficiente para cobrir a cebola e refogue-a até que fique transparente. Adicione o alho e doure por 10 segundos. Coloque a PTS, os temperos e vá regando com shoyu. Acrescente o molho de tomate, deixe no fogo até que seque um pouco, mexendo sempre para não queimar.

Dica: Substitua o recheio ou adicione azeitona, milho, ervilha, palmito...
Para deixar a massa mais nutritiva troque metade da farinha por farinha de trigo integral, acrescente gergelim, linhaça ...

Por, Henrique Cruz