31 de maio de 2012

Produzir 1 kg carne no Brasil gera tanto CO2 quanto rodar 1.600 km de carro


Brasil libera 335 kg do gás para criar alimento, enquanto Países Baixos geram 22 kg.

Do R7 | A produção de um quilo de carne bovina no Brasil pressupõe o gasto de 335 quilos de dióxido de carbono (CO2), exatamente a mesma quantidade consumida em uma viagem de 1.600 quilômetros em um automóvel europeu médio.

Especialistas da Áustria e Holanda chegaram a essa conclusão em um recente estudo, cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira (24) pela agência APA.

No caso da carne de vaca produzida nos Países Baixos, um quilo equivale a 111 quilômetros de automóvel, pois nas duas situações o CO2 emitido é de 22 quilogramas.

Kurt Schmidinger, da Universidade de Viena, e Elke Stehfest, da agência PBL Netherlands Environmental Assessment Agency, desenvolveram um sistema especial para fazer estabelecer o custo climático dos alimentos.

A maior inovação nestes cálculos é que, além das emissões na produção dos alimentos, o estudo também contabiliza a superfície do pasto para os animais, um fator ignorado até agora, apesar de ser considerado central para a mudança climática.

A razão é que os gramados de grandes superfícies impedem o desenvolvimento de florestas e plantas naturais, que por sua vez atuam absorvendo CO2 da atmosfera, o que combate o efeito estufa.

Segundo os especialistas, a produção de alimentos vegetais é a menos nociva para o meio ambiente.

Fonte

Por Nathalia Mota

23 de maio de 2012

Por Henrique Cruz.

22 de maio de 2012

Onde está a ilusão?

A imagem mostra os pesados custos da pecuária, que são camuflados por pessoas como os autores da figura “Produtos à base de gado”, os quais, por sua vez, insistem em não aceitar essa realidade e se refugiar na ilusão de que não haveria nada de ruim em consumir animais.


(Clique na imagem para vê-la maior)
Imagem e levantamento de dados por Fabiü Buena Onda, Rodrigo da Silva Guerra e Helena Vitalina Selbach

Afinal de contas, onde está a ilusão?
(...) Há pelo menos dois anos circula na internet, como um viral, uma imagem que lista inúmeros produtos que seriam feitos à base de derivados de origem animal – especificamente derivados bovinos. Seu título é “Produtos à base de gado” e lista 75 tipos de produtos industrializados que possuem, ou possuíam, uma marca com restos de cadáver bovino e/ou leite. E encerra com duas variantes de mensagem ofensiva: “Resumindo: Sua vida é uma ilusão, seu vegetariano chato!/vegan chato do c…!”
A figura se aproveita do pouco senso crítico de muitas pessoas, que não se empenham em confirmar a sua veracidade – até porque poucos aceitariam verificar a origem de tamanha variedade de produtos – e da relativa raridade do costume de se estudar e pesquisar sobre o que a internet mostra – o que dá brecha, inclusive, às tantas lendas virtuais que aparecem todos os anos. E acaba tanto arrebanhando pessoas para o conservadorismo ético, segundo o qual nada adiantaria em ser vegano num mundo dominado pela escravidão animal, como assustando vegetarianos e veganos, que muitas vezes se veem sem argumentos suficientes para rebatê-lo ou mesmo põem em dúvida a própria lógica do seu veg(etari)anismo.
Porém, ele carece tanto de consistência lógica como de honestidade intelectual e respeito à verdade. Porque tanto apela a nada menos que cinco tipos diferentes de falácias como dá a falsa impressão de que todos os produtos da diversidade nele referida carecem de qualquer alternativa vegana. (...)
Leia o texto na íntegra aqui!
Por Nathália Mota

21 de maio de 2012

Por Henrique Cruz.

20 de maio de 2012

Tribunal Superior Regional adia julgamento para o Ministério da Justiça

Falso processo de extradição pode prosseguir, mas o Capitão Paul Watson teve fiança concedida





Em um movimento extraordinário pelo Supremo Tribunal Regional alemão em Frankfurt, o tribunal declarou que concedeu o pedido do procurador-geral de detenção preliminar do Capitão Paul Watson para a extradição para a Costa Rica. No entanto, o tribunal também concedeu fiança para o Capitão Paul Watson, durante o tempo que o tribunal considere qualquer documentação oferecida pela Costa Rica capaz de fundamentar suas alegações falsas contra o Capitão Paul Watson.
A equipe jurídica da Sea Shepherd diz que esta é uma medida incomum, mas promissora, por parte do Tribunal Regional Superior, e é mais uma indicação de que os esforços das campanhas internacionais pela liberação do Capitão Paul Watson estão sendo ouvidas nas câmaras de justiça na Alemanha.
Em um comunicado de imprensa, recebido no final do horário de expediente alemão nesta sexta-feira, o Superior Tribunal Regional declarou:
“A questão da existência ou não do Sr. Paul Watson ser extraditado, em última análise não é uma decisão do Superior Tribunal Regional, mas do órgão executivo que é o Ministério da Justiça”
Mesmo o Tribunal Superior Regional está afirmando que o Ministério da Justiça na Alemanha pode intervir e impedir sua extradição a qualquer momento.
A campanha internacional para salvar o Capitão Paul Watson de uma extradição por motivos políticos para a Costa Rica, onde ele não receberá um julgamento justo, nem é provável que ele sobreviva na cadeia para ver o interior de um tribunal, está tendo um efeito. A máfia do finning de tubarão de Taiwan na Costa Rica fez ameaças sobre a vida do Capitão Paul Watson.
Primeiro, o Procurador-Geral afirmou em seu requerimento para o Superior Tribunal Regional, que o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores tem o poder de parar o processo de extradição por motivos políticos. Agora, o Tribunal Regional Superior de Frankfurt também está adiando para o Ministério da Justiça.
A Sea Shepherd convoca seus apoiadores na Alemanha e no exterior para continuar escrevendo à Ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, e ao Ministro das Relações Exteriores, Dr. Guido Westerwelle, e expressando a sua preocupação sobre a extradição por motivos políticos, que seria o mesmo que uma sentença de morte.
Espera-se que o Capitão Paul Watson seja libertado sob fiança na segunda-feira, 21 de maio de 2012.
A Sea Shepherd está planejando um dia de ação global na quarta-feira, 23 de maio, para coincidir com uma visita diplomática à Alemanha pela presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla Miranda.
Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil.
Por Janaína Camoleze

Libertem Paul Watson



O senador Paulo Paim (PT-RS) fez apelo ao Ministério da Justiça da Alemanha pela libertação do capitão canadense Paul Watson, líder da ONG Pastores do Mar. Em pronunciamento nesta sexta-feira (18), o parlamentar informou que Watson foi preso no último dia 14, em Frankfurt (Alemanha), a pedido da Costa Rica, feito em outubro de 2011.

*Somente uma observação: o senador Paulo Paim comete um erro grosseiro quando comenta sobre o interesse em manter os pescadores artesanais em desfavor das grandes corporações de pesca. Tenham certeza de que a Sea Shepherd trabalha para abolir qualquer tipo de prática contra os animais marinhos, seja ela artesanal ou industrial.

Por Alex Peguinelli

13 de maio de 2012

Capitão Paul Watson é preso na Alemanha, em mandado emitido pela Costa Rica


O Capitão Paul Watson foi preso ontem na Alemanha para extradição para a Costa Rica. A polícia alemã disse que o mandado de prisão contra o Capitão Watson é em resposta a uma suposta violação do tráfego de navios na Costa Rica, que ocorreu durante as filmagens deSharkwater, em 2002.
O específico incidente “violação de navios em trânsito” ocorreu em alto-mar, em águas da Guatemala, quando a Sea Shepherd encontrou uma operação de remoção das barbatanas de tubarão ilegal, dirigida por um navio da Costa Rica chamado de Varadero.
Na ordem das autoridades da Guatemala, a Sea Shepherd instruiu a tripulação do Varadero para cessar as suas atividades de remoção das barbatanas de tubarão e voltar ao porto para serem processados.
Enquanto acompanhava a volta de Varadero ao porto, a situação se inverteu e uma canhoneira da Guatemala foi enviada para interceptar a tripulação da Sea Shepherd. A tripulação do Varadero acusou os Sea Shepherds de tentar matá-los, enquanto as imagens de vídeo provam que isso é uma falácia.
Para evitar a canhoneira da Guatemala, a Sea Shepherd, em seguida, partiu para a Costa Rica, onde descobriu atividades de remoção das barbatanas de tubarão ainda mais ilegais, na forma de barbatanas de tubarão secas, aos milhares nos telhados de edifícios industriais.
Capitão Paul Watson
Conservacionistas em todo o mundo mantém a esperança de que os costa-riquenhos vão retirar as acusações contra o Capitão Watson. Há também uma chance de que as acusações já tenham sido retiradas, mas a Sea Shepherd não tem conseguido confirmar isto com os funcionários da Costa Rica. Com a rica biodiversidade da Costa Rica, seria absurdo se eles não se posicionarem pelos tubarões, que ficam nos níveis mais altos da cadeia alimentar, assegurando o equilíbrio entre as comunidades ecológicas no oceano.
Enquanto está na prisão, o Capitão Watson está sendo assistido pelo vice-presidente do Parlamento Europeu , Daniel Cohn Bendit, e pelo deputado do Parlamento Europeu, José Bové. Nossa esperança é que estes dois cavalheiros honrados possam definir a liberdade do Capitão Watson antes deste absurdo ir adiante. Os Sea Shepherds europeus também se mobilizaram para apoiar o Capitão Watson.
Como a situação dos tubarões torna-se mais complicada, a Sea Shepherd Conservation Society começou a desenhar uma nova campanha de proteção aos tubarões para 2012. Julie Andersen, fundadora do Shark Savers e Shark Angels, juntou-se à Sea Shepherd para liderar a nossa campanha global para salvar os tubarões da extinção.
A Sea Shepherd usará seus conhecimentos e experiência, bem como a mídia, para capacitar as pessoas ao redor do mundo para ter de volta seus tubarões – um animal fundamental para nós, bem como para o meio ambiente, e a economia mundiais.
A Sea Shepherd está oferecendo sua ajuda aos países ao redor do mundo para fazer cumprir as leis internacionais e locais, acabar com a caça impiedosa, proteger com patrulha marítima os santuário sob ataque, implementar defesas com altas tecnologias, e capacitar moradores locais através da formação e da disponibilização de recursos para enfrentar esta batalha. A Sea Shepherd também vai travar uma guerra de opinião pública, mudando tudo o que sabemos sobre este animal mais desprezado.
A primeira parada será no Pacífico Sul, onde a equipe se dirigirá em junho.
“Nós temos todas as leis que precisamos para proteger os tubarões. Agora vamos aproveitar os nossos recursos e conhecimentos para ajudar os países ao redor do globo a aplicá-las. Usando Galápagos como um modelo, vamos viajar para onde somos necessários – fazer cumprir as leis locais, enquanto desenvolvemos estratégias e locais de treinamento para defender seus tubarões, alimentando os esforços mundiais de execução”, disse Julie Andersen, diretora da campanha pelos tubarões.
Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil

Por Henrique Cruz.

Feliz Dia das Mães



Espero um dia poder dizer que vivo em um mundo em que o respeito é o princípio fundamental de toda a vida e que o amor seja não mais um sentimento entre outros tantos, mas o norte real e verdadeiro para a construção de uma igualdade e fraternidade entre os seres vivos deste planeta.

Parabéns à todas as mamães, humanas ou não-humanas, que um dia todas vocês possam usufruir da vida em liberdade, mas enquanto isso não ocorre, saibam que estaremos de pé, e lutando.

Feliz dia das mães!

Por Alex Peguinelli

11 de maio de 2012

Fonte: http://www.filedegato.com
Por Henrique Cruz.

9 de maio de 2012

Pseudo artista que pretendia estrangular cães em palco é vetado por Tribunal


Um tribunal alemão proibiu um artista de realizar uma performance na qual ele iria estrangular no palco dois filhotes de cães, com braçadeiras. O pseudo artista (que não foi identificado) havia planejado apresentar uma peça intitulada “A morte como Metamorfose”, no dia 27 de abril, segundo o mesmo, a fim de chamar a atenção para a matança de cães que são explorados para puxar trenós no Alaska e dos cães explorados para caça na Espanha e que têm sido assassinados quando não são mais capazes de “trabalhar”. Ele disse que em meio à apresentação haveria também um debate, acompanhado de uma música fúnebre e de um gongo. Ele afirmou que sua obra foi baseada em formas de arte tradicionais da Tailândia.
“Chocante” parece um termo insuficiente para descrever os planos do artista. Certamente deve haver outras maneiras pelas quais ele poderia expressar o seu ponto de vista, sem prejudicar – e sem matar – mais cães.
O artista argumentou que a Constituição da Alemanha garante a liberdade artística incondicionalmente. Mas ao citar leis de proteção animal que proíbem causar dano a qualquer animal em apresentações, um Tribunal de Berlim vetou os planos deste, que se intitula artista.
Este é mais um dos muitos casos parecidos de que se tem notícia atualmente. Casos de distúrbio envolvendo morte de animais em nome da arte.
No mais recente, publicado há poucos dias na Anda, os estudantes de Arte da Universidade de Berlim (UdK), Iman Rezai e Rouven Materne, estão fazendo uma votação on line para decidir se irão ou não guilhotinar uma ovelha ao vivo pela Internet. Nos últimos dias, haviam recebido 190 mil votos contra, e 120 mil votos a favor.
Em entrevista ao Jornal The Local, Materne defende a idéia de que essa ação fomenta uma discussão sobre “humanidade e democracia”. Ele diz que a guilhotina, uma criação da Revolução Francesa, teria sido escolhida por representar uma sociedade que “quer dar uma aparência de humanidade à crueldade”, e diz também que querem mostrar como o anonimato da Internet atrai a perversidade das pessoas. Apesar dos protestos, Rezai e Materne dizem que irão anunciar os resultados neste mês.
Na verdade, pode-se dizer que tais ideias desses pseudo artistas se parecem mais com casos claros de psicopatia.
Embora seja válido levantar discussões sobre Internet, comportamento humano e moralidade, os meio violento pelo qual Rezai e Materne se utilizam está longe de ser adequado para provocar discussões sobre as questões éticas que destacam, e sim – simplesmente, promete mais violência.
E no caso da performance vetada pelo Tribunal alemão, a resposta à crueldade não é mais do mesmo e, certamente, não sobre aqueles: os cães de trenó e de caça que foram retirados da exploração já sofreram o suficiente.
Por Henrique Cruz.

8 de maio de 2012

Coreia luta contra importação de pílulas de carne humana


A Coreia do Sul intensificou a luta contra o contrabando de pílulas procedentes da China que contêm pó de carne humana, supostamente para curar doenças e melhorar o desempenho sexual, informou nesta terça-feira o governo de Seul.

Desde agosto do ano passado, a alfândega interceptou 17.451 cápsulas ou pílulas contendo pó de carne seca, retirada de fetos ou bebês natimortos. Estas cápsulas foram descobertas em pacotes enviados pelo correio ou durante apreensões nos aeroportos.

Introduzir estes comprimidos no país viola a lei que proíbe produtos que "ferem a dignidade humana e os valores", declarou à AFP Kim Soo-Yeon, um funcionário da alfândega.

A maioria deles veio de cidades do nordeste da China, como Jilin e Yanji, e eram destinados a clientes sul-coreanos, de acordo com a Alfândega. Vários estavam escondidos em pacotes contendo medicamentos "regulares".

France Presse
Imagem fornecida pela alfândega sul-coreana mostra pílulas contrabandeadas

As autoridades da Coreia do Sul aumentaram o controle dos voos provenientes de "certas regiões chinesas" e realizam uma análise muito mais rigorosa das bagagens, disse Kim Soo-Yeon.

Por enquanto, as pessoas detidas não pareciam pertencer a uma rede estabelecida. Muitos dos presos asseguraram desconhecer a composição desses "medicamentos".

Além do aspecto ético, a Alfândega alerta para o perigo de bactérias e outros organismos prejudiciais que podem estar presentes nestas pílulas.

De acordo com o jornal Chosun Ilbo, essas cápsulas são vendidas entre 40.000 e 50.000 wons cada (de € 27 a € 34).
A venda dessas cápsulas é baseada em uma superstição, segundo a qual engolir pedaços de crianças pequenas pode curar doenças ou dar grande força física.

CHINA

O governo chinês vai investigar as alegações de que pílulas contendo restos mortais humanos em pó estão sendo contrabandeados para a Coreia do Sul, afirmou nesta terça-feira a agência estatal de notícias Xinhua.

O porta-voz do Ministério chinês da Saúde, Deng Haihua, disse que uma investigação preliminar foi lançada ainda em agosto, mas sem encontrar evidências de que tais pílulas eram manufaturadas na China.

Deng ainda afirmou, em um comunicado oficial, que o governo iria investigar noas informações de contrabando desses produtos para a Coreia.

O comunicado não foi publicado no site do Ministério. O escritório do órgão público também não atendeu aos telefonemas da reportagem da AP para confirmação.

Fonte
Por Nathalia Mota

5 de maio de 2012

Ibama apreende mais de 7 toneladas de barbatanas de tubarão, no Pará

Foto: Divulgação
O Ibama apreendeu 7,7 toneladas de barbatanas de tubarão – a maior apreensão do produto já realizada no país – numa empresa de beneficiamento e exportação de pescado, nesta sexta-feira (4), no Distrito Industrial de Tapanã, em Belém, no Pará.
A exportadora, que enviaria as barbatanas para a China, foi embargada e multada em R$ 2,7 milhões por fazer funcionar atividade utilizadora de recursos ambientais em desacordo com as normas legais.
Diversas vezes autuada pelo Ibama, com passivo de mais de R$ 1 milhão em multas desde 2007, a exportadora não possuía os mapas de bordo dos barcos que pescaram os tubarões, cujas barbatanas estocava, e documentos que comprovassem a venda das carcaças dos animais, então o Ibama acredita que houve a prática do finning nas capturas. “Essa prática, além de cruel, está levando algumas espécies de tubarão, como o galha-branca, à extinção”, afirma Aranha.
Ao vistoriar a empresa na manhã de hoje, porém, os fiscais encontraram em uma câmara escondida as toneladas de barbatanas.”As barbatanas obtidas por meio da pesca também eram negociadas para o exterior e enviadas em meio à carga legal de bexigas”, explica o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama no Pará, Leandro Aranha.
Proibida por uma portaria do Ibama, o finning ocorre quando o pescador corta apenas as barbatanas e descarta a carcaça do tubarão no mar. Muitas vezes o cetáceo resiste à amputação e é jogado ainda vivo na água, mas não sobrevive.
Por Henrique Cruz.

Rolinho primavera


Ingredientes da Massa
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de água
1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes do Recheio
500g de repolho picado
300g de cenoura ralada
Molho de pimenta a gosto
Shoyu a gosto (opcional)
Sal a gosto

Modo de Preparo da Massa
Misture todos os ingredientes até virar uma massa homogenea e pegajosa. Cubra com um pano e deixe por 24h na geladeira. Pegue um pedaço da massa, polvilhe farinha, passe o rolo e use as mãos para use as mãos para esticá-las. Unte uma frigideira anti-aderente com óleo, espalhe a massa pela frigideira e doure os dois lados da massa, reserve.

Modo de Preparo da Recheio
Misture todos os ingredientes do recheio e refogue no azeite até amolecer. Recheie a massa e frite em óleo quente.

 Dica Eu sempre guardo um tanto de massa crua, assim eu fecho os rolinhos com ela, como se fosse uma cola e eu acho melhor do que passar água. Caso não queira esperar este tempo todo por conta de uma massa, compre massas de pastel, enrole e frite-as.

Fonte: http://projetovegan.blogspot.com.br/


Por Henrique Cruz.

Sea Shepherd protagoniza terceira temporada da série “Piratas Ecológicos”

Paul Watson (Foto: Reprodução)

A terceira temporada da série “Piratas Ecológicos”, exibida pelo Discovery Channel, estreia no dia 6 de maio.
O Comandante Paul Watson e a Sea Shepherd Conservation Society regressam para outra temporada repleta de adrenalina, travando uma batalha de vida ou morte para encontrar navios japoneses e impedi-los de caçar baleias, aponta o canal.
Watson e o seu eclético grupo de pessoal internacional e voluntários arriscam tudo para erradicar a caça à baleia e a violação das leis dos oceanos. Destacando o controverso comércio da baleia e as táticas que o Sea Shepherd utiliza numa tentativa de o evitar, esta série documenta a expedição de três meses deste grupo pelas águas geladas da Antártida.
O público poderá acompanhar os novos episódios aos domingos.
Por Henrique Cruz.

4 de maio de 2012

Friozinho pede:

Fonte: http://www.filedegato.com/home.aspx
Por Henrique Cruz.

Uma mensagem do Coletivo Amigo dos Animais de Assis


Ajude-nos a ajudar! Saiba como!


* Não feche os olhos. Faça também a diferença e ajude! Há várias formas de colaborar:

1) Adotando, quando possível, e/ou ajudando na divulgação dos animais que estão para adoção e dos que estão em tratamento;

2) Apadrinhando um animalzinho. Muitos dos animais que cuidamos têm grandes chances de nunca serem adotados; alguns porque são ariscos demais; outros, porque são adultos, pretos, escaminhas ou mesmo por apresentarem alguma deficiência física.
Assim, há duas modalidades de apadrinhamento:
  • Escolher um afilhado na seção Animais Aguardando por Castração/Esterilização (em breve, fotos em nosso Orkut e Blog). Neste caso, o seu nome será colocado na página do animal apadrinhado, como Padrinho/Madrinha de Castração/ Esterilização (Gato: R$70,00; Gata: R$80,00; Cachorro(a): R$80,00).
  • Contribuir com uma prestação mensal fixa, que permitirá garantir alimentação de boa qualidade e cobrir os custos com vermífugos, vacinas e ocasionais tratamentos veterinários. Além disso, esse dinheiro poderá ser utilizado para a castração/esterilização de animais que não possuem Padrinho/Madrinha.
3) Fazendo contribuições eventuais nas épocas em que isso for possível e/ou colaborando com eventuais quantias para o tratamento dos animais internados.

Os depósitos em dinheiro podem ser feitos no Banco do Brasil, em dois nomes:

·        Agência: 0223-2  -  Conta Corrente: 27450-x. Wellington Amarante Oliveira.
·        Agência: 6570-6  -  Conta Corrente: 922-9. Inajara Fiusa de B. Ramos.

Pedimos a gentileza de enviar um e-mail para animaisassis@gmail.com, contendo os dados do depósito. Dessa forma, podemos conferir a entrega e colocar o seu nome como Colaborador na seção Prestação de Contas.

4) Comprando os produtos da nossa lojinha (todos oriundos de doações) e também colaborando com nossas rifas. O dinheiro obtido com a venda das rifas é a nossa principal fonte de arrecadação financeira. Ajude, também, divulgando para seus amigos!

5) Oferecendo peças de artesanato e brindes para serem vendidos em nossa lojinha ou serem rifados; donativos materiais como ração seca ou úmida de boa qualidade; medicamentos diversos (verificar conosco os mais utilizados); caixas transportadoras, abrigos ou casinhas; etc.
6) Divulgando os serviços de PetSitter (cuidaremos do animalzinho no seu próprio domicílio, durante a ausência do seu responsável) e Dogwalker (passeios semanais com os cães, com duração de meia hora). Para saber mais sobre esses serviços, acesse a página destinada a ele neste Blog.

Mais informações sobre o trabalho do Coletivo em: http://animaisdeassis.blogspot.com.br/

Por Henrique Cruz.