Na prova de bulldog (imobilização de bezerros), válida pelas finais da ANB (Associação Nacional de Bulldog), um animal teve de ser retirado da arena carregado após ser derrubado. O bezerro caiu e ficou imóvel na arena ao ser derrubado pelo bulldogueiro Cesar Brosco.
Como não se levantava após a queda, o bezerro precisou ser carregado na carroceria de um veículo.
Na noite de sexta, membros da organização da festa não se entenderam sobre o destino do bicho. O veterinário Marcos Sampaio de Almeida, de Os Independentes, dizia que o bezerro foi levado para uma ambulância veterinária e passava bem.
Mas Orivaldo Tenório de Vasconcelos, diretor do Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), ligado à organização do evento, dizia --ainda na sexta-feira-- que havia a suspeita de que o bezerro tivesse sofrido uma fratura na coluna cervical.
"Percebi que ele tinha perdido o reflexo das patas e pedi para sacrificá-lo. Vou necropsiá-lo para saber a verdadeira causa da morte", afirmou o diretor.
Já no sábado, Vasconcelos confirmou a morte e disse que a necropsia constatou que o bezerro havia sofrido uma lesão nas vértebras e, por isso, havia ficado tetraplégico. Diante da situação, o bezerro foi sacrificado.
Vasconcelos disse que essa foi a segunda vez que ele viu um acidente do tipo ocorrer durante toda a sua carreira.
No bulldog, o peão tem de imobilizar o bezerro com as mãos, sem o uso de nenhum equipamento, e derrubá-lo.
_______________________________________________________________________
Para mais informações sobre as práticas de crueldade e maus-tratos animais em arenas de rodeio acesse o vídeo abaixo:
Por Alex Peguinelli
E tem gente que ainda apoia essa prática, dizendo que os animais são bem tratados, que os maus tratos são balelas de quem é contra, basta digitar "maus trato em animais rodeios" que você irá dar de cara com centenas de vídeo relatando o assunto, vamos acabar com esse esporte de mau gosto e prazer sádico...
ResponderExcluirQue absurdo! E pode ter certeza que vão tentar esconder isso até não poderem mais...
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber quais os procedimentos legais que tomaram para conseguir o apoio da promotoria para as filmagens e o que fizeram depois de consegui-las. Eu e uns amigos estmos planejando realizar algo semelhante em minha cidade
ResponderExcluir