Cumprindo a tradição, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou o ritual prévio ao dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e perdoou nesta quarta-feira, na Casa Branca, a dois perus, que escaparam de serem servidos como prato principal.
Bem humorado, Obama fez piada durante o gesto, dizendo que ao menos "para isso não precisava da aprovação do Congresso".
Presidente estava com as filhas Malia e Sasha (Foto: AP)
"Não podemos esperar para perdoar estes perus", disse Obama, utilizando slogan de sua campanha para convencer a seus companheiros dos méritos de seu plano de 447 milhões de dólares.
"Do contrário, terminariam recheados junto ao purê de batatas", completou.
Com o gesto, Obama deu sequência à tradicional cerimônia presidencial iniciada por John Kennedy de "perdoar" a um ou dois perus na véspera da Ação de Graças, uma das festas mais tradicionais do país, na qual a comida típica é o peru recheado.
"Eu te concedo a graça", disse Obama, levantando a mão sobre um pavão branco de nome "Liberty"
Peru 'Liberty", de 20,5 quilos (Foto: AP)
Obama disse ainda que os perus haviam recebido formação mediática para suportar os flashes das câmeras fotográficas.
"Também aprenderam algo importante para aparecer nos meios de comunicação: cacarejar sem realmente dizer nada", brincou o presidente.
Já num tom mais sério, Obama pediu aos cidadãos dos Estados Unidos para que desse graças pela festa de quinta-feira e para que lembrassem dos que estão em piores condições.
"Saudemos aqueles que possuem um lugar especial em nossas vidas e nos asseguremos que eles sabem disso", disse Obama, acompanhado de suas filhas Malia, de 13 anos, e Sasha, de 10.
Por Nathalia Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário