Além de ser utilizada como alimento, é também muito utilizada na medicina e em certas indústrias. Um bom exemplo disso é a sua utilização nas cápsulas de remédio. Ainda é utilizada como emulsão fotográfica e na produção de cabeças de fósforos e lixas.
Qual seria portanto a alternativa vegana para substituir a gelatina?
Há uma substância alternativa chamada agar-agar, derivada de algas. Podemos encontrá-las em fios semelhantes a macarrão, em pó ou em barras compridas, e sua cor geralmente é esbranquiçada. Ágar-ágar (fibra) é apenas um substituto culinário para a gelatina, pois sua composição é totalmente diferente da gelatina animal (proteína).
Mas e quanto ao colágeno que obtemos da gelatina?
Nosso corpo produz colágeno quando ingerimos uma dieta equilibrada rica em vitamina C e adequada em proteínas | aminoácidos.
Quanto as cápsulas de medicamento podemos pedir (em farmácias de manipulação) que o medicamento seja revestido com cápsulas de celulose.
Confirme se sua cápsula de B12 é de gelatina ou celulose.
Doces de ágar-agar:
Por Willian Santos
Curiosamente, o tweet logo abaixo do que me trouxe aqui era o seguinte: Kodak vende seu negócio de gelatina --> http://www.petapixel.com/2011/12/23/kodak-sells-off-its-gelatine-business/
ResponderExcluirE o cinema? Ainda hoje depende da gelatina? Sempre tenho essa dúvida e me pergunto o "quão vegano" é ir no cinema. Eu continuo, embora não vá muito.
[]s!
boa sobremesa após um churrasco...
ResponderExcluirdoido
ResponderExcluirAntigamente o cinema também usava de componentes animais em seus rolos de filmes, mas hoje em dia é tudo digital e, portanto, vegano! =)
ResponderExcluirNem tudo é tão digital assim. A maioria dos cinemas Brasileiros ainda usam película para exibição, assim como ainda existem produções captadas também em película.
ResponderExcluirE a gelatina continua sendo usada na iluminação de filmes e de peças teatrais...
uhhhh, mais coisa de viadinhos...
ResponderExcluirRAsteira nos 'vegans' hahaha.
ResponderExcluir