No dia 01 de novembro comemoramos o Dia Mundial Vegano . Mas hoje, também é aniversário do Coletivo V.I.D.A.! Apesar de termos apenas um ano, já sabemos o quanto esse movimento é importante para conscientizar a todos sobre o veganismo e as infinidades de melhorias que ele nos trás.
A adoção do veganismo se deve ao reconhecimento de que o uso de produtos de origem animal por seres humanos acarreta, necessariamente, danos aos animais não-humanos. Alguns adotam o veganismo como uma forma de protesto contra abusos flagrantes do manejo de animais em escala industrial; outros, por objeção ética a todo e qualquer uso de animais não-humanos por seres humanos, vista como uma violação dos interesses básicos destes animais não-humanos. Mas a maioria adota o veganismo por esses dois motivos e mais todas as questões de saúde, meio ambiente, etc.
Muito obrigado a todos que ajudam os animais, seja através do V.I.D.A., seja por outros movimentos.
Parabéns a todos os ativistas, que lutam não só por uma causa, mas por vidas!!
O que é Veganismo?
A Ideologia Vegana:
Veganismo é uma ideologia baseada nos direitos animais que obviamente pressupõe uma alimentação estritamente vegetariana. A ideologia vegana boicota qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura.
Para o vegano cada animal é um ser senciente dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc).
No vestuário, os materiais de origem animal como pele,couro, lã, seda, camurça ou adornos de pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim, etc) são preteridos, pois implicam a morte e/ou exploração dos animais que lhes deram origem. Veganos se vestem de tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc) ou sintéticos (poliéster, etc).
Na alimentação são vegetarianos estritos, ou seja, excluem da sua dieta carnes, gelatina, laticínios, ovos, mel e demais alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.
Evitam o uso de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais. Alguns optam pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo.
Veganos defendem o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in vitro, cultura de tecidos e modelos computacionais.
São divulgadas entre a comunidade vegana listas de marcas e empresas de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.
Circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas e jardins zoológicos, também são boicotados pois implicam escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, privação de seus costumes e comunidades, adestramento forçoso e sofrimento. Não caçam, não promovem nenhum tipo de pesca, e boicotam qualquer “esporte” que envolva animais não-humanos. Muitos seguem o princípio político da não-violência.
Veganismo, segundo seu criador Donald Watson, é uma filosofia e um modo de vida que busca excluir as formas de exploração e crueldade aos animais… É uma atitude de respeito pelos animais. Os ativistas devem fazer tudo o que puderem para viver o mais eticamente possível conscientizando as pessoas para a importância da vida de qualquer animal, humano ou não. A idéia é mostrar que todos animais sofrem tanto quanto os homens e que se nenhum homem gosta de sofrer os animais também não.
Fonte
Por Nathália Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário