30 de janeiro de 2010

Mais um passo rumo ao Abolicionismo Animal















O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), sancionou nesta quinta-feira (21), a lei que proíbe a exibição de animais em espetáculos circenses. “A capital entrou para o time das cidades que respeitam os animais. Ficaram no passado as cenas de maus-tratos aos elefantes, chimpanzés, girafas e cavalos. Não podíamos mais aceitar esses bichos fora do ambiente deles”, defende o assessor para assuntos da Fauna Urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Franklin Oliveira.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Município e já está em vigor. Os circos que desrespeitarem a lei terão cancelamento da licença de funcionamento e pagarão multa de R$ 5 mil. “Independentemente das condições físicas dos animais exibidos em circos, a história de treinamentos e da captura envolve muita violência e tratamento cruel.” relata Franklin Oliveira.

“Nos circos, eles (os animais) são privados da liberdade natural, vivendo em espaços minúsculos e muitas vezes insalubres. Muitos apresentam transtornos neurológicos como manifestação de movimentos repetitivos.”, conta Franklin. Ele diz ainda que a próxima batalha é contra os rodeios. “É um absurdo. As pessoas se divertem com os movimentos agressivos dos animais sem saber que são submetidos a choques e chicotadas para fazer aquilo. Infelizmente, o lobby de produtores de rodeio é maior e fica mais difícil barrá-los.”

Juiz de Fora, Montes Claros, Lagoa Santa são outras cidades que também lutam, em Minas, contra os maus-tratos de animais.

Fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/01/23/noticia_minas,i=144959/BH+SANCIONA+LEI+QUE+PROIBE+ANIMAL+EM+CIRCO.shtml

por Alex Peguinelli

Um comentário:

  1. Que ótimo! Cada passo é mto importante...não vejo a hora de que todos esses tipos de maus tratos sejam punidos!

    ResponderExcluir