22 de março de 2010

Canadá autoriza matança de 388 mil focas


 Nesta semana, o governo canadense anunciou a cota de focas que podem ser abatidas na temporada de caça deste ano: 388 mil animais.

 "As focas estão enfrentando uma catástrofe ecológica, já que o gelo em que elas vivem está derretendo de forma bastante rápida", explicou Rebecca Aldworth, diretora executiva da Associação Protetora dos Animais do Canadá.

Mesmo tendo cada vez menos mercado consumidor, este número é o mais alto dos último cem anos. Vale lembrar que a União Européia - maior comprador de produtos derivados de focas do Canadá - decidiu proibir a importação desses produtos. Agora o país tenta firmar parcerias com a China.


 "Num momento em que o governo canadense deveria tomar atitudes para proteger as focas, ele decide por assassiná-las e ainda dar mais razões para a comunidade internacional condenar esse tipo de caça", disse Rebecca.

Alguns fatos da caça comercial de focas no Canadá:

● Essa é considerada a caça mais "assassina" de todo o mundo, sendo que mais de 1 milhão de animais já foram mortos nos últimos cinco anos;
 ● Todo ano são documentadas cenas cruéis: focas sendo estripadas ainda vivas;
 ● 97% das focas mortas tem 3 meses de idade ou menos;
 ● Os caçadores de focas são pescadores e, na média, a caça representa 5% de seus salários - eles ganham mais dinheiro com o comércio de caranguejo, lagosta e camarão; 


Uma foca olha os corpos de outras mortas em uma temporada de caça no Canadá. Países já se manifestaram contra a prática: o México aprovou uma legislação condenando a caça às focas. O governo belga está considerando a adoção de leis que proíbam a importação de produtos resultantes dessa caça.


As atrocidades do Canadá com as focas não param por ai. No dia 27 de maio de 2009, a BBC Brasil divulgou em seu site que a atual governadora geral do Canadá, Michaelle Jean, ajudou a estripar uma foca e comeu o coração do animal, em um aparente ato de “solidariedade” com os caçadores de focas do país.
Leia a notícia na íntegra: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090527_focacanada_ba.shtml


Retirado dos sites:  www.vidavegetariana.com e  www.bbc.co.uk/portuguese/

Por Nathália Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário