28 de abril de 2010

Consumo de Carne = Fome no Mundo


















Imagem 1

A fome no mundo é uma realidade dolorosa, persistente e desnecessária. No momento, existe suficiente terra, energia e água para bem alimentar mais do que o dobro da população humana, contudo a metade dos cereais produzidos é destinada aos animais enquanto milhões de seres humanos passam fome. A cada 2,3 segundos morre uma criança como resultado de desnutrição.

Além dos animais criados para fornecerem carne, ovos e laticínios aos seres humanos consumirem uma quantidade imensa de vegetais que poderiam servir diretamente de alimento aos homens, 100 acres de terra produzem carne suficiente para 20 pessoas, ou grãos suficientes para alimentar 240 pessoas.

Alguns fatos:














  




Imagem 2 - Número de pessoas atendidas por alimentos vegetais e carne bovina conforme capacidade suporte de proteínas.

"Aqueles que alegam se importar com o bem-estar dos seres humanos e com a preservação do meio ambiente deveriam se tornar vegetarianos só por esse motivo. Desta maneira, essas pessoas aumentariam a quantidade de grãos disponíveis para alimentar as pessoas em todos os lugares, reduziriam a poluição, poupariam água e energia e cessariam de contribuir para o desmatamento de florestas (...) Quando os não-vegetarianos dizem que 'os problemas humanos vêm em primeiro lugar', eu não consigo deixar de questionar o que exatamente eles estão fazendo pelos seres humanos que os obriga a continuar seu apoio ao desperdício e à brutal exploração dos animais de fazenda."  Peter Singer

 
 





 Imagem 3 - Rendimentos por hectare de diferentes culturas.

Sem dúvida muitas são as causas para o problema da fome. As soluções para este problema, porém, são poucas. O vegetarianismo não pode assegurar que os alimentos chegarão a quem tem fome, porque isto esbarra em problemas políticos, melhor distribuição de recursos, interesses particulares, etc. Por outro lado, em termos de produtividade o vegetarianismo tem uma grande contribuição a dar. Qualquer projeto que vise o combate à fome, a implementação de um sistema produtivo sustentável onde o uso da terra seja otimizado de forma a satisfazer as necessidades do maior número possível de pessoas, deverá considerar o vegetarianismo. Esta não é uma questão de opções, mas de necessidade latente.

Fontes:
Imagem 1: http://vista-se.com.br/site/
Imagem 2: http://www.guiavegano.com.br/vegan/ecologia/vegetarianismo-e-fome-3
Imagem 3: http://www.svb.org.br/depmeioambiente/VegetarianismoeCombateaFome.htm
http://www.vegetarianismo.com.br
http://www.centrovegetariano.org


Por Nathália Mota

Um comentário: