11 de novembro de 2010

Excesso de carne mata 45 mil pessoas por ano no Reino Unido, diz estudo de Oxford

Fachada de um dos departamentos da Universidade de Oxford, no Reino Unido

Diminuir o consumo de carne no Reino Unido poderia prevenir a morte de cerca de 45 mil pessoas todo ano, segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford.

Os estudiosos dizem que se o consumo de carne no país fosse diminuído, evitaria-se 31 mil mortes por doenças cardíacas, 9 mil mortes por câncer e 5 mil mortes por derrame cerebral, além de poupar cerca de $1,2 bilhão de Libras da saúde pública.

Outro fator apontado pelo estudo é que a pecuária também contribui para o aquecimento global. "Nossa dieta está aquecendo o planeta e está destruindo nossa saúde", disse um dos médicos envolvidos no estudo, Sir Liam Donaldson.

A média de consumo per capita de carne no Reino Unido é de cerca de 125kg ao ano. O estudo sugere que se o consumo diário cair para 70g por dia, cerca de 33 mil mortes seriam evitadas. Ainda segundo a publicação, se o consumo caísse para 31g por dia, cerca de 45 mil mortes poderiam ser evitadas. Esses números são bem inferiores aos da Organização Mundial de Saúde, que recomenda um consumo diário de 177g de carne.

"Esse estudo demonstra claramente os benefícios para a saúde ao cortar carne e laticínios", concluiu o Dr. Mike Rayne, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford. 


Por Nathalia Mota 

Nenhum comentário:

Postar um comentário