28 de abril de 2012

Índia bane uso de animais vivos em pesquisas em universidades e hospitais


                                                     Foto: Reprodução/Negotiation is over
Por Roberta Oliveira (da Redação – EUA)
O governo da Índia baniu o uso de animais vivos em instituições educacionais e de pesquisa. De acordo com o jornal Times of India, o Ministério do Meio Ambiente e Florestas (MoEF) ordenou faculdades, universidades, institutos de pesquisa, hospitais e laboratórios a pararem com o uso de animais vivos para dissecação e experimentos, e usar alternativas incluindo simulação em computador e modelos de manequim. Apenas aqueles envolvidos em pesquisa molecular ainda não serão afetados pela banição.
O Ministério do Meio Ambiente e Florestas informou que as universidades e outras instituições estão “moralmente obrigadas a usar alternativas para evitar sofrimento ou dor desnecessários a animais”. “Simulação em computador e modelos de manequim são ferramentas de aprendizagem superiores para aprendizagem”.
O Ato Indiano de Prevenção de Crueldade à Animais de 1960 estabeleceu o Comitê para os Propósitos de Controle e Supervisão de Experimentos e Animais (CPCSEA) que contribuiu para as regras da banição. Mangal Jain, nomeado do Comitê Institucional de Éticas Animais, deu os seguintes detalhes:
Experimentos em animais devem ser interrompidos em todas as instituições, exceto para novas pesquisas moleculares. Às vezes, em laboratórios, muito trabalho é repetido, e animais se tornam vítimas desnecessárias. Apenas cientistas pesquisando uma nova teoria moelcular poderá fazer experimento em animais. Em faculdades de medicina e farmácia, há cruedade indesejável à animais que pode ser evitada. As normas mencionam prisão de cinco anos e penas monetárias a quem desrespeitá-las.
Como a declaração acima deixa claro, usar animais em experimentos e para atividades como dissecação é simplesmente “crueldade desnecessária”. Frequentemente, animais se tornam “vítimas desnecesssárias” em tais experimentos. Hoje em dia há tecnologia disponível tais como simulações em computador, portanto dissecar animais vivos – um ritual de passagem para gerações de estudantes de biologia do ensino médio nos Estados Unidos – além de ser um ato cruel e inconcebível numa sociedade ética e compassiva, simplesmente não é necessário.
Andrew Rowan, presidente da Sociedade Humana Internacional, também mencionou:
“A decisão da Índia de mudar sua postura em relação ao uso de animais em pesquisas é um grande passo na direção certa, e o país está no caminho da liderança em substituir animais em experimentos.”
Como a Sociedade Humana Internacional também menciona, “em apenas um ano, 100 milhões de animais são criados, injetados, infectados, abertos, geneticamente alterados, drogados, mortos para pesquisa científica, testes e para fins educativos.”
O jornal Times of India reportou no dia 27 de abril que cientistas estão lutando contra a proibição na Índia.
Por Janaína Camoleze

Nenhum comentário:

Postar um comentário