8 de agosto de 2012

Movimento de conscientização contra maus tratos aos animais em rodeios



Hoje tem ínicio a 19ª Festa do Peão de Piracicaba, nós do V.I.D.A. fizemos de tudo para entrar por vias legais no local do evento e poder tirar fotos e fazer filmagens dos maus-tratos que, como todos sabemos, são evidentes. 

Organizamos dois atos muito importantes para preparar o terreno dessa luta pelo fim da exploração dos animais nas arenas do rodeio. Primeiro, fizemos uma grande concentração de pessoas se reunir na praça central da cidade, com cartazes, panfletos e uma televisão passando o vídeo que filmamos em rodeios anteriores. O intuito dessa manifestação era conscientizar as pessoas sobre os maus-tratos aos animais inerentes às provas de montaria ou qualquer outra que se utilize de animais no rodeio. Nesse dia, demos início também a um abaixo-assinado (que pode ser assinado aqui:http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N27609) pedindo o fim da exploração dos animais no rodeio da cidade.

Depois do ponto de partida, organizamos um ato na Câmara Municipal com muito barulho, gritos de ordem, cartazes e novamente panfletos. Nesse dia tivemos uma representação teatral muito legal, que buscava também conscientizar as pessoas sobre a utilização dos animais nos rodeios. Depois disso, ocupamos completamente a Câmara, todos ativistas ficaram segurando cartazes em silêncio, enquanto o Alex Peguinelli fazia uso da Tribuna para mostrar aos vereadores a importância de se deixar de fazer festas que tenham por base a exploração animal, como acontece no rodeio. Após a fala, os vereadores se mostraram à favor do que havia sido dito e nenhum deles se posicinou contra o V.I.D.A.

Além disso tudo, nós do V.I.D.A. também protocolamos um ofício junto ao Ministério Público pedindo para que também pudessemos participar da fiscalização dos animais durante o evento, já que antes disso, somente o pessoal ligado à própria companhia de rodeio é que tinha permissão para estar junto aos animais. Ainda não obtivemos resposta.

Neste exato momento em que escrevemos, os animais estão sendo explorados. Neste exato momento em que lemos essas palavras, os animais estão sendo chutados, estão levando pauladas, estão tendo sua sensível região do vazio comprimida pelo sedém, seu peito comprimido pela corda americana. Neste exato momento em que estamos sentados em frente ao computador, os animais estão horrorizados diante da crueldade humana. Neste exato momento, em nome do lucro a qualquer custo e de uma cultura baseada no sadismo e crueldade, animais estão sofrendo tortura diante dos olhos de milhares de pessoas que não enxergam as lágrimas e o choro de seres que foram calados pela ganância humana.

Nós, do V.I.D.A. estamos fazendo nosso papel, nossa luta apenas começou e está muito longe de acabar. Esses foram apenas os primeiros passos, as primeiras batalhas numa guerra ética que tem como horizonte a LIBERTAÇÃO ANIMAL.

Obrigado à todos que nos ajudaram até aqui, mas não abaixem suas armas, a luta está só começando.




V.I.D.A.

2 comentários:

  1. Olá queridos...
    Sou estudante de Direito da cidade de Piracicaba, estamos compartilhando ao maximo em redes sociais a petição pública para proibir essa pratica covarde. Estamos realmente empenhados em proibir esse show de horrores. Vocês possuem algum e-mail ou telefone para mantermos contato sobre o andamento da petição e possíveis ajudas futuras? Um grande abraço a vocês e PARABÉNS pela iniciativa necessaria!
    Caso queiram, podem entrar em contato comigo pelo: willian.juridico@hotmail.com ou (19) 8284-4374!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Possuímos um grupo no facebook que se chama "Piracicaba contra rodeio". Gostaríamos muito que você participasse, assim também ficaria por dentro de tudo o que estamos fazendo.
    Estamos juntos nessa luta!

    ResponderExcluir