9 de março de 2010

Você sabe para que serve um boi?

Essa é a pergunta que inicia um dos artigos presentes no site do “Serviço de Informação da Carne” (http://www.sic.org.br/), sendo que o principal intuito deste seria “informar” as pessoas dos benefícios do consumo de carne vermelha e “combater” a adoção de dietas que restringem total ou parcialmente este “alimento indispensável”.

De caráter especista ao extremo, o artigo vai demonstrando como o boi é utilizado nos mais diversos produtos, tais como biocombustíveis, gelatina fotográfica, brocha de pintor, lápis, pneus, gelatina neutra (presente em maria-mole, chiclete, suspiros, recheios, coberturas, iogurtes, sorvetes, cremes, alguns vinhos...), na industria farmacêutica fornecendo diversas substâncias como insulina, hormônios da reprodução, enzimas digestivas, entre outros.

Após enumerar os produtos que são compostos por “partes do boi”, o site vai ainda mais longe, afirmando que “não é exagero nenhum dizer que absolutamente tudo do boi é aproveitado, podemos dizer de forma simbólica que até o berro é aproveitado, pois pode ser gravado e utilizado em músicas e trilhas sonoras de filmes e novelas”.

E não para por aí, no final do artigo o site declara: “A pecuária e o abate de bovinos além de gerar riquezas e empregos diretamente, contribui sobremaneira para o funcionamento de diversos outros setores. Se o abate de bovinos parar haverá paralisação direta de 49 dos mais variados segmentos industriais. A pecuária é, portanto um dos principais geradores de riquezas para o país, e deve passar a ser tratada como tal. Para isso é necessária a mobilização de todo o setor para que todas essas informações cheguem à opinião pública.”

Obviamente, o site esqueceu de informar que a escravidão também já foi “um dos principais geradores de riqueza para o país” até 1888, o que não impede que, atualmente, tal atividade seja condenável moralmente. Mas até o final do século XIX, contudo, pessoas favoráveis a escravidão faziam uso de argumentos semelhantes aos usados pelos fundadores do site com o intuito de justificá-la.

Não obstante, o site também esqueceu de mencionar que a “riqueza” gerada pela pecuária fica na mão de poucos, uma vez que ela emprega cerca de 62% da mão-de-obra escrava do Brasil e é a atividade que mais concentra renda, trazendo ganhos para os fazendeiros às custas de prejuízo para índios, agricultores e ribeirinhos, que são injustamente expulsos de suas terras. Para se ter uma idéia da magnitude disto, é só imaginar que, para cada 700 cabeças de gado, em uma área de 1000 hectares, é empregado apenas um funcionário...

Fora o impacto dessa atividade para o meio ambiente, denunciado no relatório “Farra do Boi na Amazônia” do Greenpeace: a indústria da pecuária na Amazônia é o maior vetor de desmatamento do mundo, nos anos recentes; a cada 18 segundos, um hectare da floresta amazônica, em média, é convertido em pasto; de acordo com o próprio governo brasileiro, a pecuária é responsável por cerca de 80% do desmatamento de toda região amazônica. Por fim, vale ressaltar que, segundo a FAO (ONU), a pecuária é a principal emissora de gases de efeito estufa, sendo responsável por 18% das emissões, enquanto os transportes emitem 13%...

Devido à crescente divulgação de dados como os acima expostos, o consumo de carne vem caindo, fato este comprovado na manchete “Consumo de carne cai e SIC convoca à reação”, exposta no site. Uma das formas que eles encontraram de fazer isso foi criando o “Segunda é dia de churrasco”, em resposta à bem sucedida campanha “Segunda-feira sem carne”, inaugurada em outubro de 2009 em São Paulo.

Em suma, o site só demonstra o que já sabíamos: eles estão com medo de nós. O vegetarianismo está ganhando espaço, a ponto de eles mesmos afirmarem isso e fazerem um site com o objetivo de “defender” o consumo de carne. Pois bem, enquanto eles convocam à “reação” nós convocaremos todos à ação, para que o processo evidente de conscientização e diminuição do consumo da carne seja cada vez mais intensificado!

por Cássia Moraes.

2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Seu artigo foi divulgado no blog Planeta Vegetariano, com os devidos créditos. Não deixe de conferir em http://planetavegetariano.blogspot.com/2010/03/voce-sabe-para-que-serve-um-boi.html.

    TES

    ResponderExcluir
  2. Excelente Cássia, parabéns, continuem assim, estarei repassando o link da postagem onde puder.

    ResponderExcluir