4 de maio de 2010

Você sabe como é feita a Salsicha?


Composição: carne mecanicamente separada de ave, pele e miúdos suínos (fígado, rins, coração), carne suína, gordura de ave, água proteína texturizada de soja, amido (máx 2%), sal, açucar, alho. Estabilizante tripolifosfato de sódio, aroma de fumaça, glutamato monossódico, conservante nitrito de sódio, antidioxidante eritorbato de sódio, corantes urucum e carmim de cochonilha. 

CARNE MECANICAMENTE SEPARADA: No ínicio, é o frango. Depois que a desossa manual tira o peito, a coxa, e a sobrecoxa, o que sobrou vai para a prensagem mecânica. Ali é extraída a carne dentre os ossos, que sai da peneira em forma de pasta. Sem esse processo, boa parte da carne iria para o lixo. É nojento - e mais barato.

PELE E MIÚDOS SUÍNOS: Se só tivesse carne, a salsicha seria dura e cara. A pele de porco cozida é fonte de proteína de gordura e de colágeno (uma gelatina que deixa a mistura macia). O coração dá cor à massa, já que é rico em mioglobina (o pigmento vermelho da carne). Já os outros componentes (fígados e rins) não tem função certa: servem mesmo para encher lingüiça, ou melhor, salsicha.

ÁGUA, PROTEÍNA DE SOJA E AMIDO: Uma invenção brasileira. Para substituir parte da gordura, as indústrias nacionais usam água. Para reter a água, é preciso adicionar proteína de soja e amido (fécula de mandioca). Essa soma reduz a quantidade de gordura - enquanto as salsichas estrangeiras têm até 30% de gordura, as nacionais levam de 20% a 22%.

TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO: Coadjuvante do sal, ajuda a manter a gordura misturada à massa. A salsicha poderia passar sem o tripolifosfato: ele é prescindível do ponto de vista tecnológico e tem muito sódio - um problema para hipertensos. Por isso, é evitado na Alemanha e na Suíça.

AROMA DE FUMAÇA: É como comer fumaça em pó. A fábrica destila fumaça na água, filtra as impurezas e seca a solução. O pó restante é acrescentado à massa, dando aquele sabor de defumado à lingüiça.

CORANTE DE URUCUM: Usado como maquiagem por índios brasileiros, o urucum dá a cor da capa da salsicha. O Brasil usa urucum na salsicha porque, aqui, ela só vende se for colorida. Mas a lei proíbe urucum na parte interna - que poderia mascarar uma possível falta de carne.

CARMIM DE COCHONILHA (INS 120): Parece piada, mas esse corante é extraído da fêmea do Dactylopius coccus, um besouro que não mede mais que 5 milímetros. Secado ao sol e depois triturado, o besouro vira um corante vermelho usado em iogurtes, sorvetes, recheios de bolachas. O problema é juntar tantos insetos: ára cada quilo do pigmento, vão 150.000 besouros!



Fonte: Revista Superinteressante - Maio/2007.






Mais um rico artigo sobre a 
Salsicha... http://www.financeone.com.br/noticia.php?prv=afl-next&lang=br&nid=10771


-O site acima não é um site vegetariano, confira as fontes para ter cereteza de que não é sensacionalismo ou coisa do tipo.







Por Willian Santos

55 comentários:

  1. Depois que minha mãe descobriu esse negócio da Cochonilha nunca mais tomou iogurte, e agora ela le os rótulos e só come coisa com "corante artificial" ao invés do natural.

    ResponderExcluir
  2. Prezados (as) Senhores (as)
    Trabalho com corantes naturais já há mais de 30 anos, notadamente os derivados do urucum. Participei do 1 Simpósio de Corantes Naturais, realizado no anfiteatro da USP, promovido pelo Instituto Adolfo Lutz, que era presidido na ocasião pela Dr. Walkiria H.Lara, com supervisão do Dr. Germinio Nazario, onde tive a oportunidade de dar palestra sobre corantes de Urucum. Participava também a Roche produtora do beta caroteno sintético considerado pela legislação brasileira como IDÊNTICO AO NATURAL, era dona do mercado de massas alimentícias e outros, e aos poucos o urucum e cúrcuma, substituiu o famoso beta caroteno sintético, com grandes vantagens.
    Trabalhei na indústria Firace, durante 16 anos e após abri a empresa Corantec, e hoje estamos formando outra indústria na Bahia, que é a Bcen Corantes e Extratos Naturais Ltda.

    Fizemos um desenvolvimento na Empresa, visando a coloração interna e externa da salsicha e para nossa surpresa, fomos informados que não seria possível tal coloração, pois poderia mascarar o produto (salsicha), pois teria a coloração da carne com corante especial de urucum com ph neutro.
    Ora usa-se o corante de urucum em massas alimentícias (onde mesmo com a adição de ovos a cor amarelada não é pronunciada, atuando dessa forma como um coadjuvante de tecnologia) usado também em margarinas, queijos, snacks e outros alimentos e em muitos casos substituindo o beta caroteno sintético
    O uso de nosso produto (pasta de urucum) iria acelerar inclusive a produção de salsichas, pois evitar-se-ia 2 etapas finas a saber:
    1- tingimento
    2- banho de fixação e neutralização do ph (normalmente alto)

    No entanto usa-se internamente o corante carmim, que é bastante combatido por sua origem de extração insetos dessecados (vale salientar que o corante é elaborado dentro de normas legais de produção), mas o que nos causa mais espanto que tem a coloração da carne???, Muito mais acentuada que o próprio urucum.
    Gostaríamos se possível v pronunciamento a respeito, e se realmente esse corante especial não poderá ser usado para os fins que foram criados. Inclusive em relação a preços o de urucum muito mais em conta do que o carmim que inclusive já em falta, e importamos tal produto

    Estamos consultando a Anvisa para podermos utilizar nosso produto externa e internamente

    Vale ainda salientar que desenvolvemos também, corantes de urucum para tingimento externo, trata-se de um liquido pastoso, que ao se diluir 1 litro para 60 litros de água proporciona uma excelente coloração externa da salsicha, e ao mesmo tempo reduz sensivelmente o espaço

    ResponderExcluir
  3. Meus Caros, eu acho isso ridículo, pois comemos lixo orgânico pensando que estamos comendo alimento saudável ,por isso que a populção só vive doente sem saber o motivo.

    ResponderExcluir
  4. Mentira. Eu trabalho em uma fábrica de cárneos e sei que não é assim! A fumaça é SIM feita por uma pessoa que defuma os defumados (óbvio)! E outras tantas bizarrices foram citadas que é melhor nem falar nada!

    ResponderExcluir
  5. nada melhor que salsicha com mostarda, casamento perfeito

    ResponderExcluir
  6. O problema é que o corpo humano tem necessidades que uma simples decisão pessoal não altera. Voce até pode ser vegetariano por opção, mas sua boca ainda vai conter dentes caninos, feitos para usar em carne. Tem que haver respeito mutuo e não ficarem inventando que comer salsicha é um nojo, só pra ver se a pessoa para de comer carne. Isso é tratar as pessoas como crianças retardadas. Posso dizer aqui que quem é vegetariano fica fraco e amarelo, mas porque faria isso? Não quero "converter" ninguém feito um evangélico chato. Cada um na sua, com respeito.
    A imensa maioria das pessoas sabe como a salsicha é feita... e como eu não se importa nem um pouco com isso, ou até acha bom pois isso tudo dá a ela o gosto de... salsicha!

    ResponderExcluir
  7. FICA UM MÊS NA SOMALIA.....QUERO VER VC NÃO COMER SALSICHA...AAAAA...VAI VER SE TO NA ESQUINA....

    ResponderExcluir
  8. Adoro vegetarianos,,,veganos e coisas assim, sou carnivoro, pela evolucao sou assim, tenho polegares, dentes caninos e olhos na frente do rosto que e pra calcular distancia da presa, a raca humana nao tentou ate agora ficar no topo da cadeia alimentar pra vcs tentarem voltar pra base...mas adoro veganos e afins, quem ja comeu a carne de algum animal carnivoro sabe que e ruim e fedida, antao quando nao tiverem mais animais pra gente comer (que segundo vcs vao acabar ne ...)adivinha o que ou melhor quem nos carnivoros vamos comer??? tendeu ne lol

    ResponderExcluir
  9. Trabalho à muitos anos no setor alimenticio, sei muito bem que não é assim que é feito. Super Interessante não é revista sobre conhecimento de generos cientificos, a maioria nem é jornalista de verdade. Não vou criticar o seu post, mas você não tem conhecimento para tratar de setor alimenticio para colocar o caso em pauta.

    ResponderExcluir
  10. vou comer mais ainda agora, adora vina!

    ResponderExcluir
  11. Se fossemos prestar atenção na produção de tudo o que comemos, não comeríamos nada, nem produtos enlatados, ensacados, grãos nada nada.. lugares onde armazenam os grãos e tumulo de ratos baratas etc no processamento são retirados, nos embutidos presunto salsicha mortadela etc são os restos cozidos dos miúdos dos animais. Vish
    o/

    ResponderExcluir
  12. Se for pensando desse jeito...Aquele filme "NAÇÃO FAST FOOD" mostra bem da onde vem a carne do delicioso hambúrguer mas nem por isso eu vou deixar de comer!!! DO QUE ADIANTA FICAR COMENDO MATO SE ISSO NÃO VAI ME DEIXAR IMORTAL? gosto de um boi assado e um porco no capricho!!!

    ResponderExcluir
  13. Esse tipo de postagem é tipico de pessoas leigas no assunto. O processo é lindo e higiênico. Agora a fábrica aproveita carnes de desossa para fazer salsinha, que bom pois seria desperdício não usar, abre a mente pois muitos sonhariam por uma salsinha para matar a fome...Retire a legenda pois você não tem moral para postar frases tendenciosas, absurdas, e de tão pouco conhecimento sobre produção industrial...

    ResponderExcluir
  14. existe mais vitaminas e minerais em figados, coração, moela, pele e outros órgãos que no músculo...

    ResponderExcluir
  15. afinal salsicha é bom ou não pra saude?

    ResponderExcluir
  16. é melhor nem prestar atenção no que comemos...
    come e eras isso!

    --
    Novo jogo de MMORPG, totalmente brasileiro, que ainda sorteia um MacBook! Confira: http://bit.ly/rJLHBg. e participe :)

    ResponderExcluir
  17. Parei de comer cachorro quente

    ResponderExcluir
  18. hum! derrepente deu uma vontade de comer um cachorram!!! uih delicia!!!

    ResponderExcluir
  19. Credo, que nojo!!
    No fundo a gente já sabia que salsicha não podia ser uma coisa saudável, né!

    ResponderExcluir
  20. Ainda tem gente com tamanha ignorância pra escrever que vegetariano fica amarelo e fraco!? Puta que me pariu! Ô idiota já te disseram que indianos são vegetarianos? É muito comentário baseado em interesse pessoal e politicazinha de merda, poucos em coerência.

    ResponderExcluir
  21. O nojinho de comida sempre depende do tamanho da fome.

    ResponderExcluir
  22. mano... agora tem até vegetariano falando disso? Não importa do que é feito, caso vocês(todos, vegetarianos ou não) achem prejudicial, simplesmente não comam... pra que uma discussão dessas?

    ResponderExcluir
  23. mesmo se fosse feito realmente assim eu continuaria comendo!!! qr comer mato? vai pastar com as vacas e bom proveito...

    ResponderExcluir
  24. OK. Depois dessa polêmica toda vou ali na cozinha e preparar um belo cachorro quente pra mim. Se alguém tá com nojinho do que viu é porque não sabe como outras coisas que julgam limpas são feitas.
    Como diz o ditado, só vê quem quer.

    ResponderExcluir
  25. Enquanto continuar gostoso eu continuo comendo :]

    ResponderExcluir
  26. Será tudo isso mesmo verdade ??? Ou sensacionalismo ??? Como alimentar a população mundial, alguem deste site tem alguma sugestão???

    Ei, e o direito das plantas ???

    ResponderExcluir
  27. Por que os comentários mais infundados são anônimos???

    ResponderExcluir
  28. Continuarei comendo.....ainda mais agora

    e se reclamar como n vou dizer qm

    ResponderExcluir
  29. o video eh legal, só q qm editou eh retardado... nao vi nd de nojento... carne eh carne...

    ResponderExcluir
  30. adorei essa salsishona gostosa.

    ResponderExcluir
  31. Garanto que as pessoas iriam reclamar muito mais se esses "restos indesejáveis" fossem jogados fora...Na minha opinião tem que reaproveitar mesmo, e acho impressionante como conseguiram fazer pedaços que nunca achei que comeríamos em algo tão gostoso.

    ResponderExcluir
  32. De boa, legendinha + q tendenciosa...

    Usam um vídeo do discovery, de como são feitas as coisas e metem uma legenda qualquer, sim as sobras que nós humanos não comemos são utilizadas, mas em ração animal, bois comem sobras de bois em suas rações de engorda, assim como nossos cães e gatos, a maravilha da indústria é que tudo pode e deve ser reaproveitado, e não vejo nada nojento em comer partes de animais que se não fossem os processos industriais iriam para o lixo, aumentando os aterros sanitários.

    ignorância de quem escreve, ou acha que escreve algo construtivo, mas usa seu próprio preconceito nas palavras.

    e de boa, ninguém vai sair vivo dessa vida mesmo, todo mundo vai morrer, então que morramos felizes e comendo o que desejarmos e como desejarmos, se não quer, sobra mais, simples assim!

    ResponderExcluir
  33. Nada é feito assim !
    Pior que a ignorância é a divulgação de mentiras.
    Existem "grupos", que gerados pela ganância forjam videos sensacionalistas, de animais sendo sacrificados vivos,crianças enfermas, etc.Com a finalidade de apelar a bons samaritanos a doar valores a seus pomposos cofres.
    Não sei qual a finalidade deste blog,mas tenho certeza que os meios não são bons.
    NUNCA MAIS PASSAREI POR AQUI

    ResponderExcluir
  34. quenada gente é só colocar uma farinha pra dar liga e cunzinhar com um cadinho de vinagre que mata todo os bicho escruzive a fome

    ResponderExcluir
  35. se ainda nao morri pq comi salsicha, nao vou morrer depois desse artigo heuheuehuehuhe

    ResponderExcluir
  36. Se não fosse aproveitado essas sobras de carne,seria preciso matar muitos animais amais.

    ResponderExcluir
  37. eu vou cuntinuar cumeno; nun acredito en iternet.

    ResponderExcluir
  38. Se tem uma visão tendenciosa sobre a realização da salsinha, não coma mais nada em sua vida, faz que nem Paulo Zulu, vai morar em uma montanha, plantar e colher sua própria comida. Porque até os legumes e verduras que come tem agrotóxicos que causam danos muito maiores a saúde, tirando o fato dos que não tem o agrotóxico, você corre o risco de consumir vermes e afins.Então, se você esta descontente com o processo alimentício , crie o seu e viva sozinho.

    ResponderExcluir
  39. que comer uma linguiça saudavel?
    morte meu pau!!

    ResponderExcluir
  40. Engraçado esse povo... Claro que com excessão de coisas que sejam contamidas ou com alguma restrição para nossa alimentaçao humana, no final das contas tudo é a mesma coisa! moleculas ligadas formando alguma coisa. As pessoas nao vão com a cara da textura e ja reclamam falando CREDO, NAO COMO MAIS ISSO, como é o caso ao ler isso ai da salsicha, mas vai depois e engole aquele pedaço de picanha com gordura junto! ou pior, muitas vezes colocam a lingua 'naqueles' lugares intimos..... Mas pra isso, é claro que nao tem problema algum!

    ResponderExcluir
  41. É por isso que eu só como hamburguer. =P

    ResponderExcluir
  42. Não sei o por que da polêmica! Quem disse isso foi a Associação brasileira de DEFESA ao consumidor.
    Vamos combinar, né! É muita cara de pau acreditar que salsicha é feita de uma maneira saudável.

    E é muita ignorância saber do que é feito e se sentir bem comendo isso. Veremos daqui alguns anos como a sua saúde estará se sentindo!

    ResponderExcluir
  43. Esses veganos xiitas não perdem mesmo a cara de pau e a hipocrisia.Pensam ser tão cult e tão inteligentes, mas são incoerentes e contraditórios em sua própria essência.Alguém aqui já viu, acompanhou ou tem noção de como funciona um processo de produção de vegetais e hortaliças no mundo moderno? Pois bem, as plantinhas que vocês pregam ser tão limpinhas e lindas(já que o vídeo cita subprodutos que mesmo sendo subprodutos são cozidos e devidamente asseados) crescem em uma terra repleta de esterco e urina de animais, minhocas,agrotóxicos sejam eles químicos ou não suficientes para matar cidades inteiras e ainda todo tipo de sujidades. São manipulados sem quaisquer cuidados e transportados, estocados e vendidos sob condições duvidosas. Insetos repousam sobre elas, inclusive colocam seus ovos nas mesmas, e por vezes encontram-se ainda lagartas ou outros insetos vivos no meio das mesmas já no prato. Criticam quem come carne, descem a lenha em quem opta por viver uma vida normal e dizem que isso é nojento, mas não sabem ou fingem não saber que quem realmente come a merda são eles próprios. Acho louvável e inclusive sou ativista da defesa dos animais e dos seres mais fracos de crueldades e maus tratos por supostos "humanos", mas infelizmente não se pode comer aquilo que não se mata...Ou será que só pq as plantas não gritam ou sangram elas deixam de ser seres vivos? Pouco me importa se estou comendo coração, miudos, carne pastosa ou o que quer que seja, o que realmente importa é aquilo que vai encher a minha barriga e fazer meu corpo e meu cérebro funcionar pelas próximas horas, e de preferência sem me transmitir neurocisticercose. Ou será que meu cachorro também é um assassino cruel por seguir sua própria natureza e gostar de carne?

    ResponderExcluir
  44. huum legal! pra compensar esse topico vou comer uma hot dog com 3 salsichas! :D

    ResponderExcluir
  45. O que me espanta é ver tantos onívoros achando que vegetarianos vivem de verduras e legumes... Gente !! Acordem !! Existem muitos vegetarianos que nem comem verduras em suas dietas. Um vegetariano come de tudo, menos proteína animal, ou seja, come massas, biscoitos, molhos, se vai à festas come salgadinhos a base de queijo, palmito ou ricota e por ai vai. Utilizam alimentos a base de soja, em substituição à proteína animal. Comem frutas de toda natureza, etc... Um vegetariano tem uma dieta 'normal', só que isenta de carnes. Se vegano, de carnes e produtos derivados dos animais. Este meu comentário foge um pouco do post, mas tem a ver com os comentários aqui feitos, principalmente quando dizem 'vão comer mato'...falar isso é, além de se mostrar desprovido de conhecimento, é também ultrapassado. Abraços.

    ResponderExcluir
  46. A maior parte da população é de gente ignorante, burra. Independente da forma com que é fabricada a salsicha não é alimento saldável. Depois fica doente e não sabe porque de tão ignorante que é.

    ResponderExcluir
  47. derrepente me deu vontade de enfiar minha salsicha na boca de vcs que nao gostam

    ResponderExcluir