4 de novembro de 2010

São Francisco, nos EUA, proíbe McLanche Feliz

  
A cidade de São Francisco, na Califórnia, proibiu restaurantes e lanchonetes de darem brinquedos junto com comidas que tenham muitas calorias, gordura ou açúcares, conforme decisão do conselho de supervisores do município.

São Francisco é a primeira cidade dos Estados Unidos a tomar uma decisão tão "drástica".
O objetivo da medida é combater a obesidade infantil, um problema crescente nas cidades americanas. Brindes e brinquedos só poderão acompanhar refeições se a comida e a bebida juntas tiverem menos de 600 calorias e menos de 35% disso vier de gordura.

A lei, aprovada por 8 votos a 3, foi patrocinada pelo supervisor Eric Mar. Ele contou que ficou horrorizado com a coleção de brinquedos de sua filha e imaginou a medida como uma maneira de dar um golpe na cadeia de lanchonetes que vende fast-food salgada e gordurosa.

O McDonalds, dono do McLanche Feliz – um lanche direcionado para crianças que inclui hamburger, batata frita, refrigerante e brinquedo – afirma que o conselho está fora de sintonia na questão da obesidade infantil e tratou  a lei como um equívoco: "Não é o que querem nossos clientes", disse Danya Proud, porta-voz da empresa, em comunicado. "Também não é algo que eles tenham pedido."

Epidemia de obesidade — São Francisco não é a primeira cidade a proibir tais brindes. O condado de Santa Clara, no sul da Califórnia, fez a mesma coisa em abril.

Mas o Conselho de São Francisco, que tem uma relação complicada com o prefeito Gavin Newson, disse que a decisão foi apoiada em alguns "fatos infelizes". Isso inclui uma descoberta recente de que quase 30% dos moradores da cidade que cursam a quinta série estão com sobrepeso. 



Em comunicado bem humorado em seu Twitter oficial, o McDonalds Brasil lamentou a proibição do McLanche Feliz em São Francisco, nos EUA:



Fonte1  , Fonte2 e Fonte3

Por Nathalia Mota

2 comentários:

  1. Podia ser aprovado aqui no Brasil também....Será que as pessoas estão acordando para a vida e percebendo quanto lixo eles consomem?

    ResponderExcluir
  2. por mim tudo bem não como aquele pão minusculo
    prefiro big thasty

    ResponderExcluir