29 de janeiro de 2011

Bolo de abobrinha (sim, abobrinha!)

Antes, uma ressalva: Quando fiz este bolo pela 1° vez e disse que era de abobrinha muitas pessoas não quiseram ao menos cheirá-lo, nas outras vezes deixei que experimentassem sem saber a procedência e... voilà, adoraram o bolo! Por isto, assim, como um dia remoto não pensei em cartilagem, ossos, e pele bovina quando comi gelatina, não pense em abobrinha quando comer o bolo. (Que a abobrinha me perdoe pela comparação constrangedora)





1 xíc.de abobrinha picada (pode estar verde)
½ xíc. de óleo
1 xíc. de açúcar demerara (ou cristal)
1 colher sopa de semente de linhaça (opcional)
1 xíc de água (caso prefira, use o leite de soja, aí não será necessário o extrato de soja)
2 colheres sopa de extrato de soja*
2 xíc. de farinha de trigo
1 colher sopa de farelo de trigo**
1 colher sopa de germe de trigo
1 colher sopa de fermento em pó químico (aquele tipo pó royal)

Em uma travessa, coloque os ingredientes secos. Reserve. No liquidificador, coloque os seis primeiros ingredientes e bata por 3 minutos. Despeje a mistura sobre os ingredientes secos, mexendo somente o suficiente para formar uma massa homogênea, não fique batendo a massa depois de misturada com o fermento pois, isto pode afetar a eficácia do fermento. Disponha sobre uma assadeira untada e polvilhada com germe de trigo e asse em forno aquecido a 180°C por 35minutos.

Rende: Cerca de 12 pedaços.

Dica: *O extrato de soja ou o leite de soja em pó é mais econômico quando comparado ao leite de soja indrustrializado convencional, por isto além de substituir o leite,   principalmente em receitas seu uso é muito apropriado, por não conter açúcar o que é interessante na elaboração de pratos salgados como massa de tortas e panquecas.
**O farelo de trigo, assim como o germe de trigo, açúcar demerara (http://www.vidavegetariana.com/site/culinaria.php?page=culinaria/biblioteca/acucar-demerara/index), linhaça, extrato de soja, são encontrados em casas cerealistas, são ingredientes acessíveis até porque são vendidos a granel e assim você pode comprar só o necessário pra sua receita.

Por Henrique Cruz.

2 comentários:

  1. Abobrinha ??
    Qual delas, aquela meio molinha, verde , que se usa em pratos de comida árabe ?

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm! É uma delícia esse bolo =]
    Usa-se a abobrinha menina.
    Muito bom!

    ResponderExcluir