21 de janeiro de 2011

Cigarro: se não por você, por eles





Por quê Beagles?

Uma peculiaridade tétrica do mundo dos testes em animais é o uso de cães da raça Beagle, muito queridos em todo o mundo. Eles são conhecidos por seu pequeno porte e por serem muito dóceis. Adoram brincar e são altamente sociáveis, dificilmente avançam em alguém. 
Este comportamento amigo é justamente o que leva milhares deles às celas dentro dos laboratórios. Esse jeito dócil destes animais facilita o manejo para que os cientistas enfiem mangueiras pelas gargantas dos pobres cachorros ou para que eles os forçem a inalar fumaça com aparelhos que lembram máquinas medievais de tortura.


 Quando uma pessoa se torna vegetariana, ela certamente questiona muito mais o seu meio e de onde vêm os produtos que consome. A partir do momento que o veganismo entra na vida dessa pessoa, é praticamente impossível não questionar tudo a sua volta. Por quê com os cigarros seria diferente, não é?

O que muita gente não sabe, ou não sabia antes de ler este artigo, é que a indústria tabagista não é cruel apenas com o animal homem mas sim com muitas outras espécies. 


 A maioria absoluta das empresas que fabricam esses “tira-ansiedade-com-fumaça” tortura e mata milhões de animais todos os anos.  

Quando o consumidor paga R$ 4,25 num maço de Malboro ele está pagando, de forma indireta, uma luva ou uma máscara daquele que vai torturar até a morte milhares de cachorros, coelhos, ratos, gatos, macacos entre outros animais inocentes.




Há quem afirme que algumas marcas de cigarro não fazem testes em animais. Infelizmente as informações ainda são confusas sobre isso na internet e é mais fácil encontrar quem faça do que quem não faça. Se você tiver informações sobre marcas que não fazem testes (com fonte), compartilhe nos comentários para que possamos melhorar este artigo.

A grande maioria dos veganos o são por respeito às outras espécies e não por saúde. Então: Se não por você, por eles.

 
Fonte

Por Nathalia Mota

9 comentários:

  1. Não sei nada de testes... Mas sei que fico feliz em não contribuir para essa tortura. Ao mesmo tempo fico triste, porque conheço pessoas que fumam e acabam alimentando essa indústria maligna. :(

    ResponderExcluir
  2. Veja bem, Mari.
    Eu fumo (ainda que de vez em quando) e, obviamente, fiquei comovido com a apresentação acima.
    Mas a idéia da indústria do cigarro como "indústria maligna", se me permite usar os seus termos, tem eclipsado a "maldade" de outras indústrias.
    Não se esqueça de que a aspirina, o desinfetante e o adoçante que você consome (tudo perfeitamente substituível) foram obtidos a custo de muito mais sofrimento do que os cigarros. Afinal, a indústria do cigarro não precisa fazer pesquisas para pôr novos produtos no mercado; exceto por um ou outro aromatizante, o fumo é sempre o mesmo.

    E eu só estou falando do sofrimento dos animais não-humanos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Mari amorim , estou feliz de ter um pouco de bom senso e de não ter contribuído e de nunca ter posto um cigarro na boca,

    Tal atitude demonstra tamanha racionalidade humana
    parabéns ao meu amigo acima por continuar fumando mesmo que ainda de vez em quando sabendo de todos os males que o cigarro a aspirina e tantos outros causam...

    amigo desculpa mas não justifica

    ResponderExcluir
  4. Boldrin, eu não estou justificando nada.
    Eu fiz o comentário acima porque achei que seria útil para refletir a situação. Para ir além do senso comum. Afinal, o senso comum diz que você precisa comer carne para ter uma alimentação saudável.

    Se eu faço esse tipo de comentário é porque acredito que a defesa dos direitos dos animais tem muito mais a ver com um mundo realmente ético do que com uma moda que logo será engolida pelo mercado.
    Não sei se alguém te avisou, mas o mercado não é ético. O que importa é o lucro, sempre (o pessoal do Coletivo tem um DVD com diversos documentários que falam disso). Isso faz com que exista uma infinidade de produtos industrializados que fazem mal à saúde. Tenho certeza de que você não boicote nem metade deles pois, se o fizesse, teria sofrido tanto preconceito que teria aprendido a respeitar a minha opção.
    Você pede (suponho) liberdade aos animais não-humanos e ignora a liberdade dos animais humanos? Liberdade, a meu ver significa respeitar as escolhas dos outros, contanto que elas não interfiram nas escolhas dos demais. Mesmo que elas sejam tão 'demodé' quanto fumar...

    ResponderExcluir
  5. Só para que fique bem claro: não estou dizendo que consumir cigarros seja bom. Ainda mais depois do alerta aí de cima! Só disse que não faz sentido estar de consciência limpa se você consome uma infinidade de outras coisas que fazem tanto mal quanto o cigarro, para você e para os animais.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos.
    Prezado Marco Calavera:
    EM PARTE vc está certo, quando fala sobre outros produtos que possam causar sofrimento aos animais. Mas vamos lá: eu e o Maércio (que no caso é meu marido) somos vegetarianos. Odiamos cigarro. SABEMOS MUITO BEM que a indústria do tabagismo é apenas UMA das que faz testes em animais. Nós vamos muito além disso. Leio todos os rótulos. Não uso cosméticos testados em animais, e faço o possível para usar os que não contêm ingredientes de origem animal. Nunca mais comprei tinturas de cabelo da Loreal, por exemplo, que assumidamente faz testes em animais. Conheço as empresas que testam, pela lista do PETA, do PEA, etc. Até a Bic testa! não comprei mais. Um milhão de empresas testam, e ESTAMOS BEM POR DENTRO DISSO, não se preocupe. E não é porque TALVEZ esses outros produtos tenham sido produzidos a partir de mais sofrimento animal que isso livra a indústria tabageira a não ser condenada. Cigarro é um saco. Ah, também não compro couro, seda, peles e afins. Não faço questão de ter carrão com banco de couro. Não tenho sofá de couro. Estamos conscientes!! então amigo, não julgue sem conhecer ok? encaramos sim tudo isso, sofrendo preconceito (quase sempre) ou não.
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, me permita uma pergunta respeitosamente? Voce por acaso usa algum tipo de medicamento? Eu sou vegano e não tomo nenhum remédio (apesar de saber dos riscos que corro dado que sou cardíaco - tenho duas safenas, uma mamária e um marca passo). Não tomo nem uma aspirina. Deveria tomar 12 pílulas de remédios por dia mas arrisco não tomando nenhuma.
      Francisco J R Lunardi

      Excluir
  7. Ah.. de forma alguma quis ser arrogante ou prepotente. Não somos. É que tem coisas que irritam. E uma delas é tentar defender o tabagismo de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  8. Não sabia disso. E agradeço muito o post para que pessoas ignorantes sobre o assunto, como eu era, possam tomar conhecimento deste ABSURDO. Eu fumo, mas estou parando. Ou melhor, depois dessa notícia, parei! Tenho dois beagles e chorei de imaginar essa crueldade na qual infelizmente contribuí por falta de conhecimento.

    ResponderExcluir