10 de junho de 2011

Assis aprova Projeto de Lei nº061/2011. Que retrocesso!

Nós, cidadãos de Assis, estamos indignados com os acontecimentos da 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 06/06/2011. O motivo de nossa indignação é a aprovação do Projeto de Lei nº061/2011, que Dispõe sobre as normas para a realização de Rodeios no âmbito do Município de Assis e dá outras providências. O Projeto de Lei em questão permite o uso do sedém de lã durante as práticas do rodeio, instrumento colocado na região do vazio do animal, fazendo com que ele pule na arena. Ao contrário do que dizem os envolvidos com o rodeio, esse instrumento tortura o animal, já que é puxado com extrema força, esmagando vários órgãos ali alojados.

Várias falas sobre rodeio foram proferidas durante a Sessão acima citada, e foram, em sua totalidade, pretensiosas e não verdadeiras.

Um vereador afirmou, referindo-se aos protestos da população contra o Projeto de Lei, que “Assis é refém de meia dúzia de pessoas”. Na verdade, senhor vereador, os cidadãos é que são reféns de uma minoria, já que, mesmo com a miríade de e-mails de protesto que receberam, além dos apelos publicados nos meios de comunicação locais, sete vereadores foram responsáveis pela aprovação do tal projeto. Nos e-mails e nos documentos que receberam, há a menção de um baixo assinado intitulado “DECLARO QUE SOU CONTRA a realização de RODEIO na cidade de Assis-SP”, que já conta com mais de três mil assinaturas. Esse número é praticamente o triplo de votos que a maioria dos vereadores obteve para assumir o cargo de vereador. Mesmo assim, ninguém procurou o V.I.D.A. (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal) para maiores esclarecimentos.

Outro ponto questionado na Câmara Municipal foi a falta de representação das pessoas contrárias ao Projeto de Lei em questão no dia de sua votação. A verdade é que nós, membros ou não do V.I.D.A., nos dividimos entre trabalho, família e estudos. Mesmo com tantas obrigações, ainda nos preocupamos com nossa cidadania, que parece só ter relevância para nossos políticos nas épocas de eleição. Achamos que os vereadores devem sempre ponderar a opinião da população, já que é sua obrigação garantir nossa representatividade. Para isso não achamos necessário encher a Câmara Municipal, já que acreditamos que representatividade não dependa de pressão.

O ápice da insensatez da 19ª Sessão se deu quando um empresário organizador de rodeios passou um sedém em seu rosto para “provar” que os animais não são prejudicados pelo instrumento. Por acaso o procedimento utilizado para fazer com que o touro pule na arena é passar o sedém em sua cara? O que os ativistas designados pelo Ministério Público para fiscalizar o rodeio de 2010 viram foi a utilização do instrumento de um modo bem mais violento e covarde, já que dois peões se uniam na tarefa de puxar o sedém para que o animal corcoveasse. Se seguirmos o raciocínio do empresário, até uma arma de fogo pode parecer inofensiva, se apenas a passarmos em nossa face. Isso mostra como a verdade dos fatos pode ser mascarada, sempre que interesses pessoais e financeiros estão em questão. E é desta forma que o parecer técnico da professora doutora Júlia Maria Matera, presidente da comissão de ética da USP, que mostra os resultados da pesquisa sobre o sistema nervoso de bois e cavalos e as péssimas consequências do uso de sedém nos mesmos, foi simplesmente deixado de lado, com a afirmação: “Muita coisa mudou desde 1997”. O que mudou, a anatomia do boi, senhor empresário?

Finalizando nosso protesto com a falta de respeito com a opinião da população, queremos relembrar o resultado do rodeio realizado em 2010: uma multa de quase 200 mil reais para a prefeitura de Assis. Nossa cidade foi autuada pelos maus tratos que os animais sofreram durante o rodeio. Entre os instrumentos que lhes causaram tortura, encontra-se o sedém. E ao invés de acabarmos com os maus tratos contra animais proibindo rodeios (já que, claro está que nenhum animal sai ileso de suas práticas), os vereadores aprovaram um projeto que legaliza o sedém de lã.

Gostaríamos de pedir festas sem violência e que valorizassem nossa cultura (já que o rodeio é mais uma das porcarias que assimilamos dos EUA). Por favor, façam festas do peão, mas sem os animais. As consequências econômicas para a cidade serão as mesmas, e assim evitamos a tortura e exploração de seres inocentes. “Esporte é uma prática entre competidores dotados de forças e habilidades igualitárias e que escolhem participar dela por livre e espontânea vontade. O resto é abuso e violência.”

Se você, cidadão consciente, deseja obter maiores informações sobre a barbárie por trás dos rodeios ou deseja esclarecimentos sobre os documentos citados, nos contate através do e-mail coletivovida@hotmail.com
Não resta dúvida de que animais são mau-tratados. A duvida é: Assis vai permitir tamanha violência em troca de um suposto crescimento econômico?
Acesse nosso blog: www.coletivovida.blogspot.com e veja nosso vídeo no youtube:  "Rodeio, a crueldade revelada". http://www.youtube.com/watch?v=j4VssMGNQ-M 

Coletivo V.I.D.A. (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal).

Um comentário:

  1. Para quem assistiu a aprovação da lei na câmara municipal de Assis, com certeza o sentimento é de indignação, é triste perceber que votamos em pessoas para nos representar, mas na verdade só representam seus próprios interesses!

    ResponderExcluir