13 de setembro de 2010

Donal Watson: o criador do termo "vegan"


Donald Watson, o inglês que criou o termo ‘vegan’ em 1944 (da palavra VEGetariAN), teria completado 100 anos semana passada, no dia 2 de setembro. Ele morreu cinco anos atrás com quase 95 anos.

Watson foi um pacifista, pioneiro da agricultura vegânica e uma pessoa que vivia em cada dia seus princípios.

Donald foi um pioneiro no sentido puro da palavra. Segundo informação no website da Vegan Society, que ele fundou, desde 1909 havia um debate sobre a ética de se consumir produtos derivados do leite dentro do movimento vegetariano, do qual Donald fazia parte. Isso o levou, junto com Elsie Shrigley, a concluir que seria desejável coordenar vegetarianos que não consumiam laticínios, apesar da oposição que lhes foi posta pelo próprio movimento vegetariano.

O primeiro encontro aconteceu em Londres numa tarde ensolarada de novembro. Naquele dia, seis vegetarianos ‘sem laticínio’ que compartilhavam uma forma de pensar decidiram formar uma nova sociedade. Em 1962 foi fundada a Vegan Magazine (Revista Vegana), e desde então a Vegan Society vem ajudando milhares e milhares de pessoas a abandonar produtos animais e adotar uma postura mais compassiva em relação aos não humanos, o meio ambiente e sua própria saúde.

Fonte: http://planetavegetariano.blogspot.com/

Alex Peguinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário