20 de fevereiro de 2011

Video e documentos inéditos sobre rodeio fiscalizado por ativistas do V.I.D.A.

Olá!

Nós do V.I.D.A. (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal)  fiscalizamos os rodeios de Assis SP e Tarumã SP. Com ajuda da promotoria de justiça, atráves de um oficio, tivemos acesso livre a todo recinto dos rodeios para fiscalização de ambos eventos.
A fiscalização se deu por meio de fotos e vídeos que foram protocoladas, juntamente com os relatórios, pela Promotoria Pública e ajuizadas.

Como esperado, encontramos inúmeros tipos de maus tratos, inclusive a utilização do condutor elétrico.
Maaaaaaaaas...mesmo com o ofício e a ajuda da polícia militar, tivemos alguns contratempos com os organizadores do evento depois do 1° dia de fiscalização em Tarumã, já que eles tiveram acesso às fotos e ao relatório que fizemos e (ficaram nervosinhos).
(...) Além de tentarem impedir nossa entrada no brete e impedir que fotografássemos, no terceiro dia de fiscalização em Tarumã (04/09/2010), logo depois de entrarmos no brete a grade atrás de nós foi fechada e trancada com uma espécie de arame. Além de colocar em risco nossa vida, essa atitude colocou em risco a vida de todos os presentes no brete, já que aquela era a única saída dali, caso ocorresse alguma emergência e, trancada, já não tinha serventia como uma rota de fuga.

Tomamos essa atitude como uma clara tentativa de intimidação por parte da organização do rodeio, uma tentativa de impedir que nosso trabalho fosse feito de maneira correta e prevista nos documentos gerados pela promotoria.

Na primeira oportunidade que tivemos nos retiramos do brete, sem tirar nenhuma foto ou fazer algum vídeo. Acionamos a Polícia Militar e explicamos a situação para que, se possível, alguns policiais pudessem fazer nossa escolta, assim nossa integridade física estaria resguardada. Foi o que ocorreu, a Polícia Militar gentilmente cedeu quatro ou cinco de seus oficiais para que pudessem nos acompanhar durante nosso trabalho no brete. (...)
(...) Um fato digno de nota é que fomos informados pela organização de que o animal corcoveava de tal modo dentro da arena em uma tentativa de retirar o peão de cima de seu lombo, e que este processo nada tinha em relação com sedém. Porém, conseguimos algumas fotos e vídeos  em que, com o peão já levado ao chão, o boi continuava desesperadamente com seus saltos, numa tentativa de afrouxar a corda amarrada à região do vazio. Ou seja, mesmo com o peão longe do animal, este continuava a pular para tentar fazer parar um desconforto ao qual tinha sido exposto. Tanto é verdade que, a primeira coisa feita quando o boi retorna ao brete é a retirada do sedém, para só então liberar os animais para as querências (local onde o gado permanece). (...)
  
Os maus tratos praticados contra os animais foram praticamente os mesmos em todos os dias de evento: “utilização do sedém, pau para condução do animal, esporas, corda americana, falta de água e comida para os animais, exposição ao barulho excessivo das caixas de som e luzes, fogos de artifício próximos aos animais, feridas e escoriações nos mesmos, excrementos nos animais devido ao pânico e estresse, tapas e chutes na condução dos animais e longo período de presença do animal no brete.” (Trecho retirado dos relatórios de irregularidades e maus tratos com os animais durante os rodeios).
Registramos fatos que feriam a Ação Civil Pública n° 1733/01, que proíbe instrumentos e atos que possam causar dor e sofrimento aos animais.

Os voluntários responsáveis pelas ações ressaltaram que, em momento algum, tentaram impedir qualquer tipo de entretenimento, evento cultural, ou festa. A motivação para iniciarem as ações públicas é garantir o bem estar animal assegurado por lei. A situação em que os animais se encontraram e foram tratados nos rodeios acima citados é adversa àquelas previstas na Constituição.



 Em breve links para:
- Mais vídeos 
- Fotos 
- Documentos (relatórios da fiscalização, Ação Civil Pública e abaixo assinado)


Por Coletivo VIDA

38 comentários:

  1. Fiz um vídeo para esses filhos das putas que já foi adotado por alguns blogs que protegem animais.
    http://www.youtube.com/watch?v=qZbMa0EiZlg

    Caso queira colocar no blog fique a vontade.

    Abraços

    João Revolta

    ResponderExcluir
  2. Fantástica e necessária a atuação de vocês, é um grande passo para acabar com esse absurdo e o desfecho tbm foi uma grande vitória. Parabéns a todos vocês

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk comédia, se não tivesse ai pulando ja teriam virado churrasco, tenho certeza q esses touros são mais bem tratados pelos tropeiros de que muitos de vcs são tratados pelos seus pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto as suas experiencias com seus pais nao foram tao boas assim, para vc achar q as outras pessoas passaram pelas mesmas experiencias! Tenho dó de vc!

      Excluir
  4. A melhor parte do rodeio é quando o touro dá uma pisada bem no meio da cara do filho da puta que tá montando ele....vc que é favor dessa idiotice não queria ser amarrado pelo saco,levar choque elétrico,ser cutucado com um pau,enfim ser barbarizado ou queria ?...Tudo bem que ele pode virar churrasco,pois faz parte da cadeia alimentar...mas não quer dizer que possa ser mau tratado pra fazer alegria de imbecis que assistem essa merda....então vai montar em leão na África e tomar no seu cú filho do demônio....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha é incrível como pessoas que são levadas pela a mídia ou qualquer vidiozinho pode achar sobre uma coisa que não tem conhecimento, antes de falar pesquise, como disse o rapaz logo a baixo sim tem lugares que maltratam animais de tudo jeito, do mesmo jeito que tem rodeio que não, um bom Touro de rodeio o chamo "pulador" custa em media chutando mtu baixo 20 mil reias, outros valem milhões, bom acho que como um grande criador não vai deixar um animal com um valor tão alto assim ser maltratado ou machucado, a espora não machuca o animal em todos os rodeios tem profissionais qualificados para isso, para tocar os animais são usado meio metro de corda que so pode balançar sem bater, a espora são todas de pontas quadradas e grossas, que não eh usado simplesmente para bater e sim mais segurar o peão no animal, o couro de um touro é 4 à 5 vezes mais grosso que a pela humana, agora se você acha que a melhor parte é quando o touro pisa no peão sinto pena de você e ao mesmo tempo desprezo, já ou falar em um cara que pensava assim também que podia desejar o mau e morte para outras pessoas e ele se chama Hitler, tem muito assassino e bandido por ae, agora vão fazer protesto descente para a melhora do pais...

      Excluir
  5. Existe vídeo na net pior que isso, infelizmente. Sempre fui contra esta coisa de rodeio, é o tipo de "diversão" pela qual jamais pagaria para participar.Qto ao imbecil (anonimo), alem de desinformado vc deve ter um péssimo pai.

    ResponderExcluir
  6. Olá João Revolta e outros que defendem os animais de rodeio.
    Bom em primeiro lugar gostaria de dizer que acho muito bonita e útil a atitude de vcs, mas em contra partida queria dizer, que sou peão de rodeio, e gosto do que faço, e vou fazer sempre, pois sustento minha esposa, meus filhos e meus páis com o rodeio em touros. hj em dia tem sim os rodeio que maltrata muito e os que não maltratam os animais devido a qualidade da festa, cabe ao tropeiro zelar do seu animal. é uma judiação é. só que é a cultura do país e sinto muito em dizer que não acabará nunca e pelo contrátio esta cada vez mais forte, GRAÇAS A DEUS. é muito fácil pra vcs que NÃO TRATAM DE SEUS FILHOS COM O RODEIO fazerem um vídeo com uma musiquinha triste no fundo falando que tem que acabar. depois chamar todo mundo que de filhos da puta nos comentários. pra vcs é FÁCIL DE MAIS NÉ? um bando de desocupado que não vive do rodeio querendo salvar o mundo. tds vcs do V.I.D.A são vegatarianos? duvido. hipocritas, depois dizem que é a cadeia alimentar. fácil né muito fácil. mas vcs vão se divertir na festa de peão com seus filhos né. assistirem os shows que vem por causa do rodeio. Isso msm acaba com o rodeio. comida não vai faltar pro seu filho por causa do rodeio né? mas e pro filho do dono da barraca de venda, que acompanha rodeio por rodeio sem ver a familia? e pro segurança que ta ali fazendo um bico para aumentar sua renda? e pro catador de latinha, que infelizmente a maioria que vejo nos rodeios, são idosos que o governo não se preocupa. quer ajudar o mundo??? procura saber e denunciar o politico que desvia verba. ajuda td mês o idoso doente que não tem ninguem por ele, nem msm quem deveria que é o governo. CRITICAR É MUITO FÁCIL NÉ (CRITICÃO) querer acabar com uma fonte de renda de tanta gente que não tem nd absolutamente nd contra nenhum de vcs. quer msm ajudar, agasalha os moradores de rua, que o friu esta chegando.RODEIO SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai trabalhar, vagabundo !

      Excluir
    2. Sinto muito por ser essa sua única fonte de renda, mas devo dizer que viver de rodeio é também viver de exploração. Você fala que os OUTROS deveriam procurar ajudar outras pessoas, mas de que adianta, se você mesmo não faz sua parte? Ou se faz, é de uma forma destrutiva! Que tipo de exemplo é esse? O rodeio é uma alternativa para movimentar o comércio e a economia de pequenos municípios, mas não é a única, e certamente seria substituída caso felizmente acabasse. É triste ler seu comentário e certificar a ignorância que pode alojar nas pessoas; acomodados sempre estarão na mesma situação precária, e egoístas sempre terão miséria ao redor. Pense um pouco mais além do seu umbigo e do que você vê na sua maravilha de rodeio, procure sair da zona de conforto e verificar o quanto sua prática é destrutiva e cruel, sem necessidade de ser feita.

      Excluir
    3. Anônimo, já que tu é peão compra uma enxada e vai trabalhar seu cuzão!!!
      Simples.

      Excluir
    4. parabens pela sua profissao boiadero , rodeio nunca vai acabar...

      Excluir
  7. ODEIO RODEIO E SUA CULTURA INUTIL
    VOU REPLICAR A MATERIA NO MEU BLOG
    CORINTHIANOSDECURITIBA.BLOGSPOT.COM

    VISITE E SE GOSTAR SIGA

    ResponderExcluir
  8. POR MIM ACABARIA TODOS OS RODEIOS DO MUNDO TODO, ACHO UMA COISA INUTIL, SE ALIMENTAR DO ANIMAL É MT DIFERENTE DE VC MALTRATAR ELES, PEÕES ARRUMEM UM EMPREGO DE VERDADE SEUS VAGABUNDOS, COLOCA ALGUEM DA FAMILIA ALI PRA PULAR E SER MALTRATADA, E QUE ACABE TODA ESSA PALHAÇADA SEM FUNDAMENTO, RODEIO JÁ ERA, QUER MALTRATAR ANIMAL ? PEGA O PAI DE CADA UM E COLOCA NO BRETE E MONTA EM CIMA BANDO DE VAGABUNDOS, ODEIO RODEIOS COISA INÚTIL SEM FUNDAMENTO, QUEREM GANHAR DINHEIRO VÃO TRABALHAR SEUS TROUXAS, PAREM DE MALTRATOS, SE COLOQUEM NO LUGAR DOS ANIMAIS ANTES DE FAZER ISSO.

    ResponderExcluir
  9. Com diversas outras atrocidades q sao cometidas com o seu "semelhante" e vcs me vem com esse falso moralismo pra defender um touro , q por direito e propriedade do fazendeiro , foi criado e condicionado pra esse tipo de atividade ?
    O abate do animal n gera uma Dor a ele tbm ? o Transporte paras o frigoríficos n causa nenhum estresse ao animal ? o confinamento tbm n influencia em nada no estado do animal ? então me faça um favor FALSOS MORALISTAS DE PLANTÃO ... Pra isso ai q vcs chamam de "Sofrimento" acabar e nescessario mudar toda uma cultura ... entao sem mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom mesmo é reclamar da prática dos outros e ficar com a bunda sentada na cadeira, criticando sem fazer nada, né?
      O abate causa sofrimento sim, mas lembre-se de que o rodeio é mais que sofrimento, é sadismo puro, abuso de outra vida APENAS para satisfazer desejos fúteis. Nao estamos falando, nesse caso, de alimentação ou qualquer outra prática necessária.
      Enfim, se você se posiciona tão contrário ao que se mostra aqui, FAÇA alguma coisa realmente coerente e justa quanto a isso, em vez de despejar palavras sem qualquer argumento coerente.

      Excluir
  10. bando de cornoo!!! são piores que os animais! vão achar o que fazer!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo rodeio, se vcs não gostam ligam a tv e vão assistir BBB e parém de encher o saco da população do interior e suas tradições! É muito hipócrita quem diz que odeia maus tratos com animais e utiliza itens vindo dos mesmos....

    ResponderExcluir
  12. O cara é tão bunda-mole que nem se identifica... deve ser bandido, pois se fosse gente de bem colocaria o nome... Rodeio é pra gente primitiva...só em países de primitivos é comum a prática de tortura de animmais... mas não vai adiantar falar com essa gente, pois são muito rudes de tapados...foram criados como para serem a escória da raça humana... PARABÉNS PARA O V.I.D.A E SEUS MEMBROS!!!

    ResponderExcluir
  13. Cultura de caipira americana imitada pelos caipiras brasileiros!
    Essa cultura de macaco deveria ser abolida!

    ResponderExcluir
  14. Para os id-otas de plantao o rodeio é um esporte aplicado nos estados mais ricos do Brasil (SP, PR, MG, MT. MS, GO, RS) e tem nos estados do norte-nordeste esporte semelhante a "vaqueijada" tem milhares de fas, é elitizado pois somente a classe media alta, frequenta as festas, devido a roupas, viagens, etc., seu publico e mais fiel que o esporte mais praticado no Brasil, mais rendoso, quanto as criticas de terceiros nota-se que estão por fora ou querem aparecer, quer paz e amor, vai lê romances, comer carne de soja e ser viado, e assistir o BBB, nosso negocio e muié, camionete, modao, rodeio, pois temos dindin.........

    abraços,

    Luiz Halobelix
    Goiania/GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Halobelix, você é nunca será uma pessoa "de fato"...

      Excluir
    2. E o que define ser uma pessoa Ana?

      Excluir
    3. Luiz Halobelix
      Se dinheiro fosse sinônimo de cultura, caráter e bom gosto, estaríamos todos a salvo. É uma pena que tantos bens sejam gastos em tanta futilidade e ajudem a formar cabeças preconceituosas, estúpidas e desprezíveis como a sua.

      Excluir
  15. Só algumas coisinhas:
    Antes de dizerem que nós (do V.I.D.A.) comemos carninha procurem saber pelo blog mesmo qual é nossa posição!
    Sim, atualmente as pessoas que cuidam deste blog são todas VEGANAS, se vocês não sabem qual a diferença disto para o vegetariano, procurem no google!

    Existem muitas pessoas ganhando rios de dinheiro a custa de coisas erradas!

    Sou uma das pessoas que estava no dia destas gravações e garanto para vocês que ainda tenho pesadelos com a "magia" do rodeio que eu vi neste dia! É tudo uma grande monstruosidade e tenho certeza que a raiva que este video causa em peões é justamente pelo medo de que a verdade seja descoberta e o peão um dia seja obrigado a procurar um emprego decente!

    ResponderExcluir
  16. vcs que achao que o rodeio maltrata o animal, caixa de som ao lado (sem saber que o animal move sua orelha para qualquer lado que queira retirando o barulho) imaginem vcs se um tropeiro que ganha sua vida com seus animais vai deixar mnaltratar seus animais, que valem mais do que varios de vcs,porque nao se preocupao com nossas crianças de rua, alias paises atrados com EUA, australia, tamben realizao rodeios por la, e se vcs sao veganos e cuidao tando assim dos animais, parem de usar seus computadores,automoveis,afinal gasta energia eletrica e para gerar mais energia precisa de novas usinas, para construtir novas usinas é preciso inundar areas afetando a vida de todo um bioma,intao seus hipocritas se matem e fazem um favor pra terra parem criticar o que vcs ignorantes nao conheçem, maisa sinceramente acho que vcs morao em uma cidade grande e nem tem ideia de como é um boi de verdade, para achar que um cutucao com madeira pode machucar o animal bando de burros!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. muitos querem proibir o rodeio pq maltrata os animais! mais não são em todos os rodeios não e depois ninguem vê que é dali que o pião tira o sustento para poder colocar o arroz o feijão em cima da mesa de casa né! esses protetores dos animais são um bando de desocupado como diria a minha tia Osmaria e ela não ta errada não pq se os cara tivesse o que fazer não taria ali cuidando da vida dos outros querendo fuder com o trabalho do cara só pq o pião ganha em torno de 120 mil por mes ( pião baum ) e um bosta desses protetores dos animais tira um salario no maximo então seus desocupado VÃO TOMAR NO CÚ e parem de cuidar da vida dos peões é graças a eles que vcs tem a carne ai na sua mesa é eles que vão la e toca o gado para ir pro frigorifico o boi num vai andando do sitio pegando br sozinho não pode ter certeza disso se não não existiria caminhão boiadeiro para transporta! agora cuidem da vida de vcs e deixem os cara fazer o serviço dele não é pq vcs da o bunda e cheira peido nos tbm tem que fazer isso não seus desocupado do caralho by: nicolas macêdo nicolas_keit@hotmail.com se acho ruim! tenta a sorte em Rondonia e nos conversa melho ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai toma no cu seu otario... emprego nao falta, pode ter certeza... essa desculpa de que nao tem emprego eh velha...

      Excluir
    2. 120 mil por mês, nossa! este dinheiro dá pra ajudar um monte destas criançinhas que vcs adoram dizer que nós nao ajudamos né?!

      Excluir
  18. ODEIO rodeio em tudo, Esses peoes viados merecem uma chifrada do touro bem no olho (0)

    ResponderExcluir
  19. Bom, vamos esclarecer algumas coisas aqui primeiro. Ou melhor, vamos lhes informar direito sobre as coisas: Sedem não é amarrado no escroto do animal. Pensem, se você fosse o dono de um touro de rodeio, você amarraria alguma coisa no escroto do animal, provocando lesões nos testículos dos animais, e assim acabando por tornar o animal estéril? O sedem vai preso na região da virilha do animal. Não sei se todos sabem, mas bois famosos tem o seu sêmen vendido por uma boa quantia. Ou seja, não seria prejuízo amarrar o bicho pelo 'saco'??
    Em segundo lugar, o barulho não é tão problemático assim como todos dizem. O animal de rodeio acaba se acostumando com o som. Se não fosse assim, como seria a criação de animais próxima a grandes rodovias??
    Em terceiro lugar falaram de cutucões e choques. Se um cutucão com vara for maus tratos, podem prender todo os boiadeiros (eu digo todos mesmo, não só os que trabalham com rodeio) pois isso é usado no dia-dia na lida no campo. Os choques quase inexistem, pois esses sim assustam o bicho. Mas mesmo assim ainda são um meio menos traumático de manusear o animal. Esse choque que utilizam é de tensão e amperagem bem baixa. Quando pensam em choque, imaginam que sejam iguais aos tasers, utilizados como arma não letal na imobilização de pessoas, mas não é esse o caso.
    E antes que venham com 10 pedras na mão, espero que esteja lidando com pessoas as quais sejam igualmente inteligentes e saibam me responder com argumentos e não com xingamentos.

    ResponderExcluir
  20. Falar de rodeio de dentro de um apartamento é facil, duro é lidar com o boi no campo e colocar carne na mesa do brasil, td mundo contra o rodeio diz, vai arrumar um emprego peão vagabundo, o peão vagabundo ja tem emprego, e bem melhor que o de vcs, tem fama e dinheiro, pode até ser considerado vagabundo, pois ganha em 8 segundo o que muitos de vcs ganham por ano, se ganharem, os cães ladram mas a caravana não para, e nunca vai parar. rodeio é rodeio, esporte pesado, e graças a deus aqui no brasil a roseta é batida. só os fortes sabem ver o mundo do rodeio. SE NAO TIVER UMA BOA RESPOSTA COM BONS ARGUMENTOS, NEM RESPONDA, ME XINGAR SÓ VAI ME DAR RAZÃO.

    ResponderExcluir
  21. VAI TRABALHAR RAPAZIADA, NUM VAI POR MIM NAO, QUE EU SOU PEÃO VAGABUNDO E SEM EMPREGO, COMO MTOS AE DISSERAM, NUM VAI POR MIM NAO QUE MEU BOI JA TA NO PASTO PARANO AGUA NAS COSTA DE TAO GORDO, NUM VAI POR MIM NAO, QUE SEU DINHEIRO TA CURTINHO, EM 8 SEGUNDOS DE ESPORA EU GANHO TEU SALARIO DO ANO, AI FICA FACIL NEM PRECISO TRABALHAR, E O PIOR, A IRMA E NAMORADA DE VCS MOLHA A CALCINHA QDO ME VE CRAVAR OS 8 SEGUNDOS, TORCE PRO BOI AE RAPAZIADA QUE SUA IRMA TORCE PRA MIM, DICA NUM LEVA A MAMAE NO RODEIO NAO. VAI Q ELA GOSTA DO COWBOY VAGABUNDO.

    ABRASS A TDS, BANDO DE VIADO RUIM DE SELA.

    RODEIO É SHOW, É SHOW DE BOLA, NÓIS GOSTA DE CACHAÇA MULHER E MODA DE VIOLA.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo trabalho.

    Apoio totalmente a causa.

    Rodeio não tem graça nenhuma.

    Muito triste e lamentável a visão dos comentários.

    Não quero criticar nenhum peão e nem quem gosta de rodeio, apenas sou contra o sofrimento animal.

    ResponderExcluir
  23. Preciso da AJUDA de vcs. Fui a um rodeio no interior e estou indignada e revoltada!!! Tenho videos que provam o uso de condutores eletricos, entre outras formas de mau trato. Tenho o nome e telefone da Equipe e do veterinário responsável pelos animais. Contato: tatirollemberg@yahoo.com.br
    Obrigada! Tatiana

    ResponderExcluir