2 de fevereiro de 2011

Você sabe o que é LD50?





Você pode até não saber, mas antes de aparecerem nas estantes do seu supermercado muita coisa que você usa como higiene pessoal, limpeza e utensílios do dia a dia passaram por um longo e complexo processo de testes

A partir de agora você vai conhecer o teste LD50 (DOSE LETAL 50%):


Trata-se de um parâmetro toxicológico para determinar se uma substância é tóxica ou não para uma determinada espécie


A  prática consiste em ingerir ou inalar forçadamente ou, exposta de alguma maneira certas quantidades de produtos por alguns dias até que metade (50%) de uma determinada quantia de animais morra. (O teste é realizado em 200 indivíduos ou mais).






Dentre muitos outros produtos são utilizados


Cremes dentais, xampus, tintas para cabelo, desodorantes, perfumes, venenos para insetos, repelentes, sabões, fraudas, papéis higiênicos, absorventes, pilhas e baterias, lâminas de barbear, sabonetes, amaciantes, cremes dermatológicos, detergentes,  óleos para freio 
auto-motivo.




Os animais normalmente sofrem:
Dores angustiantes,
Convulsões,
Diarréia,
Supuração e sangramento nos olhos e boca.
No fim do teste, os animais que sobrevivem são sacrificados


Veja aqui as listas das empresas que testam e não testam seus produtos em animais



Os fabricantes alegam que os testes garantem a segurança de seus produtos utilizados em circunstâncias normais ou em caso de algum acidente, como a ingestão dos mesmos.
O verdadeiro interesse, no entanto, é limitar a responsabilidade da companhia perante um possível caso de ação judicial movida por um consumidor.


Esse teste prova ser ineficaz porque os resultados variam muito dependendo da espécie de animal utilizado. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado. Por exemplo: a sacarina (adoçante artificial) provoca câncer na bexiga dos ratos, mas não na dos humanos por causa da diferença nas características urológicas.
 E mais! Estudos clínicos e epidemiológicos têm demonstrado que as reações a diferentes substâncias entre os humanos também podem variar entre os homens e as mulheres, adultos e crianças e entre os membros de diferentes grupos étnicos.

Se essas variações podem ocorrer entre os próprios humanos, como é possível um modelo animal servir de base para qualquer comprovação científica???


Existem várias alternativas para o experimento animal:
1. Simulações por computador
2. Utilização de culturas de células (in vitro) para estudos de toxicidade e irritação
3. Utilização de olhos humanos dos bancos de olhos
4. Utilização de tecido humano: o laboratório Pharmagene, na Inglaterra, vem desenvolvendo a técnica de estoque de tecidos humanos retirados durante a biópsia ou algum tipo de tratamento de pacientes hospitalizados voluntários humanos.


Adicionalmente, os fabricantes podem simplesmente utilizar:
1. Ingredientes sabidamente seguros
2. Ingredientes orgânicos ou naturais
3. Rótulos apropriados indicando a toxicidade


O que você pode fazer:
Ligue para o central de atendimento (número do telefone nos rótulos , os SACs) dos fabricantes de produtos que você utiliza no seu dia-a-dia. Indague sobre o teste de animais em seus laboratórios. Caso positivo, faça-o saber da sua indignação e diga que você deixará de adquirir seus produtos. A opinião dos consumidores é vital para a mudança de política dos fabricantes.
Abaixo dois modelos de carta para serem enviadas por e-mails a empresas que você deseja saber se testam ou não em animais, posteriormente favor encaminhar o e-mail com a resposta para coletivovida@hotmail.com



Versão em português.

Srs.

Peço que me informem se a empresa __________________

- testa diretamente algum de seus produtos em animais;
- terceiriza laboratórios para a realização dos testes em animais;
- faz parte de um grupo empresarial que adota os testes em animais;
- tem marcas/fábricas que não testam em animais, porém a empresa-mãe testa.

Gostaria de saber se é correto considerar os produtos da ____________ como veganos.

Obrigado.


Versão em inglês destinada a empresas estrangeiras.


To Whom It May Concern:

I am writing to find out if your company:
Directly tests the product or ingredients on animals
Contracts with laboratories to do animal testing
Is a member of a business organization which allows animal testing
Has brands/factories which do not do animal testing, but are tested on animals at the company headquarters.

I would like to know if it would be appropriate to recommend __________ products for vegans.

Thank you.
 
Queremos produtos éticos e sem crueldade animal embutida!

"Ninguém cometeu maior erro, do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco".
Edmund Burkea


Por Willian Santos

14 comentários:

  1. Muito bom saber, você permite o uso do seu texto na integra dando devidos creditos?
    Beijos e muita paz e amo!

    ResponderExcluir
  2. O documentário "Não Matarás" também fala sobre testes em animais: http://www.youtube.com/watch?v=zKLjT3s_hCI

    ResponderExcluir
  3. faltou colocar que vacinas e soros antiofídico e antiaracnídico são feitas em sua maioria injetando um pequena quantidade do veneno ou virus em cavalos!! Isso é um ultraje vacinas contra paralisia, sarampo, caxumba entre outras sem falar nos soros antiofídico e antiaracnídico ultrajante essas pessoas que são ajudadas por esses abusos!!

    ResponderExcluir
  4. O problema é a lei que exige o teste em animais , é uma crueldade mesmo.. fodam-se nós humanos os animais não tem nada á ver com isso , testem de outra maneira mas não em seres indefesos e que não tem nada á ver com isso , é muito triste ter que ver isso :x

    ResponderExcluir
  5. E é ilusão achar que o governo punirá devidamente pessoas que torturam , maltratam ou abandonam animais , sendo que o própio governo ja faz isso , mesmo que indiretamente.

    ResponderExcluir
  6. Tb spu totalmente contra , sou contra pessoas que só falam e nada fazem pq em vez de reclamar vcs e todos os que são contras as "tais crueldade" para com os animais não vão nos laboratorios cientificos e fiquem no lugar dos animais, eu particulamente darei maior apoio e não ficarei nem um pouco sensibilizado. Não entra na minha cabeça com tanta merda tanta desgraça acontecendo no Bra$ile no mundo , povinho de merda se preocupando com ratos....

    ResponderExcluir
  7. Quero ver a reação desse bando de verdinhos quando um filho de vcs sofrer uma intoxicação grave devido a um produto "teoricamente" inofencivo, e não testado com animais que só estão vivos porque foram criados para serem cobaias.
    Vão se preocupar com o monte de crianças que morrem de fome em paises como a Africa, ou o monte de meninas e meninos vendidos e prostituidos pelos proprios pais, aqui mesmo no Brasil, vão dar uma voltinha lá pelo nosso nordeste, aquele que a TV não mostra, e depois reflitam se essas porras de cobaias são sua maior prioridade.

    ResponderExcluir
  8. Esse anônimo ñ sabe nem o q ta falando! A questão tratada aqui são os experimentos em animais, ñ a fome no nordeste o babaca! É por causa de gente q pensa cmo vc q o mundo ta assim idiota! Vc q deveria estar no lugar dessas "porras de cobaias"! TROUXA!!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou a favor dos testes em animais... Melhor eles do que eu!!!

    ResponderExcluir
  10. Bando de hipócritas fdp, Aposto que todos estão confortavelmente com suas carteiras de vacinação em dia, e as menininhas todas usando creminhos da natura não é? Antes de sair por ai falando asneiras visitem uma universidade e vejam como são tratados tais animais, para os ignorantes exite um código de ética que rege tais testes, por favor se informem. ou deixem de usar qualquer produto que derivado de animais e morram. A pior doença é a ignorância e para esta infelizmente não existe vacina.

    ResponderExcluir
  11. O link com a lista das empresas que utilizam animais foi hackeado

    ResponderExcluir
  12. Sou contra qqer tipo de crueldade com animais, todossssssssss..galinhas, bezerros, vacas etc..etc..
    Mas sem fanatismo, tem aqueles que adoram um churrasco, ok..que todos os animais que vão ser mortos para consumo sejam criados com conforto, sem torturas e sejam anestesiado p não sofrer.
    Qdo eu digo todoss, falo tb dos animais abandonados, que são maltratados nas ruas, outros estão morrendo e as pessoas passam bem longe, principalmente se for um cachorro ou gato SRD(vira lata).
    Odeio ongs que se dizem protetoras dos animais, mas não fazem nada, só pedem dinheiro e ja deixam uma mensagem assim :não pegamos animais abandonados????
    Para fazer abaixo assinado eles pedem diinheiro ???
    Gosto de pessoas que vão e fazem a diferença, no anonimato, e não ficam pedindo dinheiro em redes sociais.
    Se vc der alimento apenas p um cachorro abandonado e não puder levar p sua casa vc ja estara matando a fome do cachorrinho.
    Agora não fazer nada e ficar reclamando em redes sociais e muito facil.
    Levante a bunda da cadeira e saia na rua , dobre a esquina e vc ja vai ver animais abandonados.
    Faça vc mesmo, não espere que ninguem faça a sua parte.

    ResponderExcluir