17 de novembro de 2011

#LeiLobo: Campanha na internet pede maior punição contra maus-tratos aos animais


morte do rottweiler Lobo em Piracicaba (160 km de São Paulo) depois de ser arrastado pelo carro do tutor gerou indignação em todos que atuam na defesa dos direitos animais.  Diante do terrível fato, a redação da ANDA publicou uma nota chamando a atenção da sociedade sobre a urgência em exigir mudanças radicais nas punições de crimes cometidos contra todos os animais . “As leis brasileiras em geral são brandas para com os criminosos, mais ainda quando os crimes são contra animais, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos. Isto precisa mudar. Que este caso motive as autoridades, a sociedade, os defensores de animais a darem um basta nas penas brandas aos que cometem crimes crueis contra os animais.”.
A ANDA propôs ainda uma campanha no Twitter (#LeiLobo) para pedir maior punição contra maus tratos aos animais. Internautas conscientes e sensibilizados organizaram um tuitaço às 17h desta quarta-feira (16/11) e colocaram o assunto no Trending Topics do Brasil. Durante horas a hashtag “#LeiLobo” ficou entre os três temas mais comentados na rede social.

A campanha, lançada primeiramente no Twitter, é um ato pacífico e de caráter mobilizador e estimulou a criação de um abaixo assinado. Participante da campanha, como tantas outras impulsionadas pela ANDA, o ator Marcelo Médici ajudou a divulgar o abaixo-assinado em sua rede social. Segundo ele, é uma forma de mostrar aos políticos que a sociedade se importa com o assunto. “Você tem que retuitar, tem que divulgar, porque senão o assunto fica obscuro”, disse.
Ator Marcelo Médici e sua cadelinha; ator participa de campanha que pede maior punição a maus-tratos em animais. Foto: Arquivo pessoal
A atriz Lúcia Veríssimo, uma grande defensora dos animais e também apoiadora da ANDA, indignada com o caso, retuitou várias vezes durante o dia de ontem a notícia sobre a morte do Lobo.
O cachorro foi arrastado preso ao carro do tutor por vários quarteirões, no último dia 2, em Piracicaba.Ele chegou a ter uma das patas dianteiras amputadas e ficou internado em uma clínica sob os cuidados da ONG Vira-Lata Vira-Vida.
Em nota divulgada em seu site, a ONG afirma que Lobo morreu por “complicações no quadro clínico”. A Vira-Lata Vira-Vida informou ainda que não há data prevista para o enterro e que o corpo do cachorro ficará no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) até determinação da Justiça.
O Caso
Segundo duas testemunhas ouvidas pelo delegado Wilson Sabino, o cachorro estava preso por uma corda ao carro do tutor, o mecânico Claudio César Messias, quando foi arrastado. Avisado, Messias disse que iria “acabar de matar” o animal, mas, após reação de moradores da região, deixou o local.
Rottweiler Lobo morreu dias após após ser arrastado pelo dono em Piracicaba (SP). Foto: Miriam Miranda/Divulgação
Multa
A Polícia Ambiental de Piracicaba aplicou no último dia 9 uma multa de R$ 1.500 a Cláudio Messias.
Segundo o sargento da Polícia Ambiental Domingos Bertuolo, a autuação por mutilação de animal doméstico teve como base um laudo veterinário. “Não avaliamos a culpa dele. O que importa é que houve um resultado mutilador no animal, que sempre deve ser evitado pelo proprietário”, afirmou.
O advogado de Messias disse que irá recorrer da multa –por não ser adequada aos rendimentos do mecânico– e que seu cliente está passando por um linchamento público. “Ele já foi dado como criminoso antes mesmo de ser ouvido. Somos favoráveis a se apurar o que aconteceu, mas ele não teve oportunidade de se defender”, disse Silvestre.
Com informações da Folha
Fonte (Redação da ANDA)
Por Nathalia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário