24 de novembro de 2011

Obama mantém tradição e 'perdoa' perus às vésperas do dia de Ação de Graças


Cumprindo a tradição, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou o ritual prévio ao dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e perdoou nesta quarta-feira, na Casa Branca, a dois perus, que escaparam de serem servidos como prato principal.
Bem humorado, Obama fez piada durante o gesto, dizendo que ao menos "para isso não precisava da aprovação do Congresso".
Presidente estava com as filhas Malia e Sasha (Foto: AP)
O comentário jocoso de Obama fez referência à batalha travada entre republicanos e democratas desde setembro sobre um pacote de estímulos para o emprego.
"Não podemos esperar para perdoar estes perus", disse Obama, utilizando slogan de sua campanha para convencer a seus companheiros dos méritos de seu plano de 447 milhões de dólares.
"Do contrário, terminariam recheados junto ao purê de batatas", completou.
Com o gesto, Obama deu sequência à tradicional cerimônia presidencial iniciada por John Kennedy de "perdoar" a um ou dois perus na véspera da Ação de Graças, uma das festas mais tradicionais do país, na qual a comida típica é o peru recheado.
"Eu te concedo a graça", disse Obama, levantando a mão sobre um pavão branco de nome "Liberty"
Peru 'Liberty", de 20,5 quilos (Foto: AP)
(Liberdade), de 20,5 quilos que, junto a outro de nome Peace (Paz), terminará seus dias na propriedade de George Washington em Mount Vernon, Virginia (leste).
Obama disse ainda que os perus haviam recebido formação mediática para suportar os flashes das câmeras fotográficas.
"Também aprenderam algo importante para aparecer nos meios de comunicação: cacarejar sem realmente dizer nada", brincou o presidente.
Já num tom mais sério, Obama pediu aos cidadãos dos Estados Unidos para que desse graças pela festa de quinta-feira e para que lembrassem dos que estão em piores condições.
"Saudemos aqueles que possuem um lugar especial em nossas vidas e nos asseguremos que eles sabem disso", disse Obama, acompanhado de suas filhas Malia, de 13 anos, e Sasha, de 10.

Por Nathalia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário