6 de fevereiro de 2010

Nova pesquisa sobre alimentação e DNA

 

Fui chamado para participar de um estudo que será realizado pelos alunos do curso de nutrição da UNESP – Botucatu. Os estudantes estão pesquisando a influência da alimentação em nosso DNA. O título do estudo é: “Influência do padrão alimentar sobre os níveis de danos oxidativos no DNA e sobre os níveis de expressão gênica”. Sou o único vegano participante da pesquisa. Vou postar os resultados daqui alguns meses, assim que eles ficarem prontos, e espero que venham a constatar ainda mais benefícios dessa dieta, única a fazer bem para a consciência além de fazer bem para o corpo.

Segue o resumo do estudo:

“Estima-se que 10% a 70% dos cânceres estejam relacionados a fatores alimentares. O presente estudo avaliará a possível influência dos padrões alimentares sobre os níveis de danos no DNA e expressão gênica em dois grupos de indivíduos: 1) grupo de 150 indivíduos com alimentação rica em produtos orgânicos, grãos integrais, frutas e vegetais, e pobre em produtos industrializados e 2) grupo de 150 indivíduos que adota uma alimentação rica em produtos industrializados e pobre em frutas e vegetais.
Os grupos serão pareados por idade e sexo e compostos por indivíduos não fumantes, não etilistas, não usuários de drogas e que não estiverem sob medicação há no mínimo 30 dias.

Será utilizada a versão alcalina modificada do Ensaio Cometa para quantificar os níveis de danos oxidativos, incorporação de uracila no DNA e eficiência do sistema de reparo de DNA em linfócitos de sangue periférico.  Serão também quantificados os níveis de vitamina C, vitamina E, luteína, criptoxantina, licopeno, α-caroteno, β-caroteno, retinol, zinco, selênio, tocoferol, riboflavina, ácido pantênico, biotina, vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico no soro desses indivíduos, a fim de correlacioná-los aos níveis de danos no DNA.

Por fim, propõe-se avaliar os níveis de expressão gênica em 8 indivíduos de cada grupo pela técnica de Microarray e correlacioná-los aos níveis de micronutrientes, sendo o nível de expressão gênica de um subconjunto de genes validado pelo Real Time- PCR.”

Por Alex Peguinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário