9 de fevereiro de 2010

O mito do vegetarianismo na infância – Parte I


A dieta vegetariana é cercada de inúmeros mitos, e um deles é o de que criança não pode viver sem carne! Desde 1997 a posição da Academia Americana de Dietética (ADA) é que dietas vegetarianas planejadas de forma apropriada são saudáveis, nutricionalmente adequadas e implicam em benefícios à saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento de certas doenças, em todas as fases da vida, desde os lactentes, até as crianças em idade pré escolar e escolar, adolescentes e adultos. Tal posição é também apoiada pela Academia Americana de Pediatria. Mais de 10 anos após o posicionamento da ADA, mantém-se ainda a idéia de que a dieta vegetariana pode não ser adequada aos lactentes e crianças. E tal crença é encontrada inclusive entre profissionais da saúde, que por muitas vezes não terem conhecimento sobre o assunto, posicionam-se de maneira equivocada em relação ao vegetarianismo na infância.
O aleitamento materno deve ser realizado de forma exclusiva até os 6 meses de idade. Neste período, o lactente não deve receber nada além do leite materno, inclusive água ou chás. Aos 6 meses, inicia-se a introdução de novos alimentos e então o aleitamento materno deve ser mantido associado aos alimentos sólidos até os 2 anos de idade.
Na impossibilidade do aleitamento materno, deve-se optar pelas fórmulas infantis à base de soja (por exemplo NAN SOY, APTAMIL SOJA, entre outros ) até os 2 anos de idade, lembrando que as mesmas não substituem o aleitamento materno nem do ponto de vista nutricional nem do ponto de vista imunológico. Até os 2 anos de idade não se deve utilizar extrato de soja como substituto do leite materno, pela inadequação do ponto de vista nutricional.
O leite de vaca é considerado inadequado no primeiro ano de vida por inúmeros fatores, como o excesso de proteínas e minerais, o tipo de proteína predominante (caseína), além de ser pobre em ferro e ter fósforo em demasia. Vegetarianos não devem oferecer leite de vaca ou fórmulas infantis à base de leite de vaca aos seus filhos tanto por questões nutricionais como por questões éticas.
A introdução de novos alimentos aos lactentes deve ser realizada de forma gradual e progressiva, da mesma forma que é realizada nos lactentes não vegetarianos e se inicia por volta dos seis meses de idade naqueles alimentados exclusivamente ao seio e mais precocemente naqueles que recebem fórmulas infantis.

Receita para lactentes de 6 a 9 meses - Pilaf de abóbora

[Do Livro Comida Vegetariana Para Crianças, de Sara Lewis]

Ingredientes:
40g de grãos de painço lavados
125 g de abóbora moranga, sem casca nem sementes, picada em cubinhos.
1 colher de sopa de uva passa
300 ml de caldo de legumes caseiro
1 folhinha de louro

Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver. Tampe e cozinhe em fogo lento por
20-25 minutos até o painço estar macio, cobrindo com mais caldo ou água conforme
necessário. Descarte a folha de louro.
Bata a mistura num processador até formar um purê grosso e uniforme, ajustando a textura
conforme o bebê amadurece.

Rendimento: 2 porções

Comentários: Para este pilaf infantil, os grãos de painço tomam o lugar do tradicional arroz.
O painço é um cereal sem glúten, boa fonte de energia, proteína, vitaminas B e minerais. A
Abóbora é uma boa fonte de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Também
fornece vitamina E. A abóbora é um alimento facilmente digerível e por isso é um alimento
ideal para bebês pequenos.

por Tatiana Balleroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário