23 de setembro de 2011

A polêmica dos rodeios

 NOTA DO V.I.D.A.: Este artigo foi publicado em Assis como tentativa de mostrar o rODEIO como uma prática saudável, onde nenhum animal sai ferido. O texto mostra uma lamentável distorção da realidade. 

Por Emílio Carlos "Kaká" dos Santos

Em 25 anos da Prova do Bulldog no Rodeio de Barretos - cerca de 5.000 apresentações - esse ano aconteceu lamentavelmente um acidente com um garrote de aproximadamente 270 Kg que pelas primeiras  informações foi um equívoco do competidor. Antes de condená-lo penso que tenha todo o direito de se defender. Esse fato "acendeu" a fúria das entidades que se dizem protetora dos animais, gerando as mais diversas reações. Foram postadas nas redes sociais imagens da Prova do Laço ao Bezerro - há vários anos não é realizada em Barretos - de eventos realizados nos Estados Unidos.Toda atividade esportiva e mesmo situações do dia a dia, na lida das fazendas, que envolva animais há risco de  ocorrer acidentes. Isso precisa ficar bem claro. No Rodeio, Polo, Hipismo, Turfe, Doma, Treinamento no Exército, Cavalaria da Polícia Militar, Provas de Marchas, Equoterapia, etc. Talvez o rodeio seja o que apresenta menor índice.O que me assusta são as inverdades, argumentos usados por vários pseudo-ambientalistas, também chamados por alguns de "ecochatos" (não podemos generalizar, há muita gente boa sendo "engabelada" por falsas informações) como por exemplo: uso de cacos de vidro no ânus, pimenta e espora nos olhos,  choques elétricos, etc. Caso acontença isso, eu também sou contra. Nunca me apontararm os rodeios que usam esses artíficios. 

Existe uma publicação da Unesp na revista cientifica do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Volume 3, Fascículo 2, 2000, demonstrando que o sedém não tem nenhuma relação com dor que alguns afirmam ser "fajuto", que os veterinários-professores trabalharam em causa própria. Entendi o recado: quem usa esse argumento, fica claro que caso estivesse nessa situação, fraudaria em proveito próprio. As pessoas medem as outras com a régua que tem. Esse mesmo trabalho ao ser analisado pelo Poder Judiciário de Jaboticabal teve a seguinte sentençal:  “o trabalho foi desenvolvido por profissionais competentes e é de grande importância para a discussão cientifica, do tema, nos meios acadêmicos”. Por outro lado, entidades protetoras de animais, dizem que tem um laudo da USP mas nunca o apresentou. O que se tem conhecimento é de um oficio assinado pela professora Irvênia Prada, cujo conteúdo se resume a uma única frase, contrariando os resultados do trabalho citado, porém, sem qualquer experimentação que justifique a denominação de laudo.  

A atividade rodeio é disciplinada por leis Federal, Estadual e em alguns casos por Municipal e muita gente não sabe. Talvez por ser um esporte popular, o rodeio tem "apanhado" tanto, principalmente pela mídia desinformada e até certo ponto irresponsável, na busca pela audiência, praticando o sensacionalismo leviano. E os argumentos dos vegetarianos veganos? São contra a criação de bovinos, suínos e aves. E as pessoas que estão humanizando os animais? Outro dia, no programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo, a reportagem abordou o tema mostando a dona de um cachorro que fez "chapinha" no pelo de um cachorro, queimando-o e outro caso de servir chocolate - um veneno - para o cãozinho. Antropomorfismo e/ou Esquizofrenia Moral.Como em tudo na vida precisamos aprender a analisar a relação custo x benefício, usar o bom senso. A continuar essas reações emocionais, sem "ouvir" o outro lado, procurar se informar, não vai demorar muito para acabar até com  a indústria do cavalo que gera mais postos de trabalho que a automobílistica. Talvez isso, se deva ao fato de atualmente 83,9% das pessoas em nosso país morar na cidade, os chamados caipiras da capital que pensam que vaca tem 2 peitos e usa sutiã. Será que sabem que o leite passa por um processo biológico ou basta apertar um botão - como máquina de refrigerante!
Para encerrar, vai um recado: se o mundo do rodeio não se unir, não vai demorar muito para o rodeio acabar em nosso país. Capivara fora do bando é comida de onça!!!  
Por Coletivo V.I.D.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário