23 de setembro de 2011

Rodeio, a crueldade revelada


Por V.I.D.A (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal)
Resposta ao artigo “A polêmica dos rodeios”, escrita pelo senhor Emílio Carlos "Kaká" dos Santos e publicado pelo respeitável site Guia Assis.


Nós, membros do Coletivo V.I.D.A. (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal), utilizamo-nos deste espaço para demonstrar profunda repugnância ao ler o artigo acima citado. Acreditamos em liberdade de expressão, mas nos causa aversão ver pessoas que se rebaixam para defender um ponto de vista, a ponto de publicar mentiras e distorções da realidade.
O primeiro ponto colocado já demonstra um total desrespeito para com os animais e seus direitos:Toda atividade esportiva e mesmo situações do dia a dia, na lida das fazendas, que envolva animais há risco de  ocorrer acidentes. Pois bem, gostaríamos saber em qual momento o animal aceitou correr risco de sofrer acidentes e até perder sua a vida (como houve recentemente em Barretos) para simplesmente fazer parte de um evento covarde, que mesmo carregando a bandeira da diversão, não passa de um ato de crueldade. Além disso, esse falso esporte não está nas raízes brasileiras, como afirmam seus organizadores. Trata-se de uma violência adotada e copiada dos Estados Unidos.
Gostaríamos de apontar, senhor “Kaká”, que a espora e o choque elétrico estão bem presentes, e se o senhor estivesse com os “ecochatos” fiscalizando de fato os rodeios de Assis e Tarumã, teria os visto. Esses apetrechos foram alguns dos responsáveis pelos quase 200 mil que estas cidades irão ter que retirar dos cofres públicos por maus tratos a animais nos rodeios em 2010. Aliás, há dois instrumentos bem as vistas de todos que são responsáveis por grande parte da tortura nestes eventos: o sedém e a peiteira. Apesar de haver estudos produzidos pela UNESP que afirmam que eles sejam inofensivos, como vamos confiar em um estudo produzido por uma instituição que organizava rodeios? Vamos aproveitar e apontar outro absurdo que deve ser desmentido: “Por outro lado, entidades protetoras de animais, dizem que tem um laudo da USP, mas nunca o apresentou.” O estudo referido é o “Parecer técnico sobre a potencialidade lesiva de sedém, peiteiras, sinos, choques elétricos e mecânicos e esporas em cavalos e bois”, produzido pela Profa. Dra. Júlia Maria Matera, presidente da comissão de ética da USP. É necessário informar que este estudo foi amplamente divulgado pelos membros do V.I.D.A. e demais cidadãos, e foi entregue em mãos para muitas autoridades locais ligadas ao meio ambiente e, inclusive, aos nossos vereadores. O parecer técnico apresenta um estudo coerente e verdadeiro (por não vir de pessoas simpatizantes do rodeio) e, depois de explicações bem claras, faz a seguinte afirmação:
“Pelo exposto, não há como negar, do ponto de vista técnico/científico, que a utilização do sedém, peiteira, sinos, choques elétricos ou mecânicos e esporas em cavalos e bois causa-lhes sofrimento físico e mental.”
Para finalizar, gostaríamos de comentar outra afirmação utilizada com a intenção de ridicularizar os defensores dos animais: ”E os argumentos dos vegetarianos veganos? São contra a criação de bovinos, suínos e aves. E as pessoas que estão humanizando os animais?” Nós veganos, não consumimos nada que seja fruto da exploração animal, e é por isso que também boicotamos falsos espetáculos que causam sua tortura: circos, rodeios, etc. Isso passa de longe de ser uma humanização de animais; é exatamente o oposto disso, já que acreditamos que os animais têm o direito de viver de maneira íntegra e digna, sem a interferência destrutiva dos seres humanos. É por isso que os animais que estão sob a guarda das pessoas que realmente entendem seus direitos e respeitam sua natureza não fazem chapinha nem não comem chocolate.
Esperamos realmente que sua “profecia” se realize, senhor “Kaká”: “não vai demorar muito para o rodeio acabar em nosso país.” Talvez essa proibição não venha tão depressa, já que os exploradores não vão desistir tão facilmente de seu lucro pessoal. Anima-nos o fato de que várias cidades evoluídas em nosso país já proibiram essa atrocidade, como é o caso de nossa vizinha Marília. Além disso, várias ações federais estão surgindo nesse sentido. Isso tudo graças aos milhões de protetores dos animais, que dedicam seu tempo para tentar garantir uma vida digna para esses seres tão inofensivos.
Para saber mais sobre a violência dos rodeios, acesse www.coletivovida.blogspot.com e assista nosso vídeo no Youtube: “Rodeio, a crueldade revelada.” Se desejar mais informações, contate-nos:coletivovida@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário