31 de agosto de 2010

Garota arremessa filhotes no rio

As imagens de uma garota arremessando filhotes em um rio de grande correnteza correram o mundo e  foram gravadas supostamente na Croácia. Um aviso, o vídeo contém imagens fortes, segue o link:

http://www.liveleak.com/view?i=bb4_1283184704

O que podemos pensar sobre este tipo de atitude?

Em um primeiro momento, o óbvio é pensarmos que o mundo está realmente e definitivamente perdido, não há mais nada em que possamos acreditar ou que possamos fazer para transformar a realidade ética e moral da sociedade em que vivemos hoje em dia.

Mas se fincarmos nossos pés neste tipo de pensamento, não só imagens crueis como essas, como outras atitudes inimagináveis, se tornarão nossa realidade estática, nosso cotidiano. Acreditar que tudo está fora do alcançe de uma efetiva mudança é deixar de tentar mudar. É se enquadrar em um padrão de comportamento social doentio e asqueroso como o da garota do vídeo.

Se não queremos seguir os padrões expostos no vídeo, se não queremos as normas de conduta éticas e morais deste mundo perdido, devemos, logo de cara, acreditar que um outro mundo é possível; que uma nova forma de encarar a vida é uma meta concreta, não muito difícil de alcançar. E de fato não é, este vídeo é apenas um exemplo de atitude condenável, sei que existem outros muitos, mas temos que lutar diariamente, com nossas próprias atitudes, para que os exemplos a serem seguidos, os exemplos dignos de um mundo saudável e em harmonia sejam muito superiores aos exemplos de crueldade e insanidade.

Como diria Gandhi, "seja a mudança que você deseja ver no mundo". Através de exemplos positivos é que devemos educar o mundo, através de atitudes de amor, compaixão e, principalmente, respeito é que devemos guiar nossa moral e nossa ética. Assim, atitudes horrendas como as do vídeo serão sempre, e a cada dia mais, condenáveis e puníveis em uma sociedade que se contrói nova, a cada dia, em pequenas atitudes.

Pensar globalmente e agir localmente é uma atitude mais do válida na construção desse mundo, ainda hoje.

Assim, fatos de crueldade sem limites como esse, servem apenas para demonstrar o caminho que não queremos percorrer e, através da condenação destas atitudes, podemos escolher tomar decisões que nos levem a construir uma comunidade melhor, um bairro melhor, uma cidade melhor, um estado melhor, um país melhor, um continente melhor, um planeta melhor.

O que interessa realmente é que, no final das contas, certos princípios morais e éticos não deveriam se limitar a grupos de pessoas ou comunidades de indivíduos que pensam da mesma maneira. Certos princípios éticos e morais como AMOR, COMPAIXÃO e RESPEITO deveriam ser UNIVERSAIS.

Por Alex Peguinelli

4 comentários:

  1. Olá, boa tarde!

    Achei essa matéria muito interessante, e estou passando aqui para informar que copiei a matéria (citando a fonte, é claro) lá no meu blog.

    Sei que não pedi autorização para publicar, e se ocorrer algum problema, basta fazer contato que eu retiro a matéria do ar!

    Achei interessante divulgar o que vc escreveu!

    Obrigada e desculpe por qualquer coisa!!!

    Thalita (www.direito-animal.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Deus perdoe, mas ela já não sei o que vai ser de sua vida, pois já foi assinada a sua sentença de castigos no meio (entre a vida e a morte).
    Ela deveria pegar pena de morte no rio da mesma forma que fez com os animais eles tambem eram vidas são criaturas deixadas por Deus
    Desculpe pelo meu desabafo...

    ResponderExcluir
  3. É um desabafo muito bem aceito por nós que amam animais!
    Essa pessoa não tem coração nem nada na cabeça para fazer uma coisa dessas!
    Eu nem vi o vídeo e nem vou ver. Morro ao ver estas coisas. Mas eu ja sei ate onde vai a maldade humana, por isso nem vejo mais, só rezo pelos animais!

    ResponderExcluir
  4. A matéria é muito interessante. A única coisa que me consola é que um dia essas pessoas vão morrer. E no outro lado da vida vão prestar contas dessas maldades todas. E lá não vão ter nenhum valor estipulado de fiança para pagar e nem advogados para defenê-los. É a justiça divina. A justiça que tarda mais não falha. Ate eu rezo e peço aos anjos que protejam os animais e cuidem que ja morreram por maus tratos ou até mesmo pela crueldade dos seres que se dizem "racionais e inteligente" os chamados animais humanos que de humano não tem nada. De "humanos passam a seres despresíveis"! Que pena que esses humanos ainda não aprenderam o que é o amor, o verdadeiro amor!

    ResponderExcluir