11 de abril de 2011

Em 2050, mais de 1 bilhão terão problemas com água

Em 2050, mais de 1 bilhão terão problemas com água


2012 que nada: 2050 é o ano que promete ser marcante. Mas, infelizmente, não é de uma forma positiva. De acordo com artigo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mais de 1 bilhão de pessoas ficarão sem água. O motivo é um velho conhecido dos noticiários: o aquecimento global.
Os números realmente são alarmantes. Preste atenção: 990 milhões de moradores de cidades viverão com menos de 100 litros diários de água cada um. E não para por aqui: 100 milhões de pessoas não terão água para beber, cozinhar, limpar, tomar banho e ir ao banheiro.
“Não tomem os números como um destino. São o sinal de um desafio”, comentou Rob McDonald, do grupo privado ambiental The Nature Conservancy.
Hoje em dia, 150 milhões de humanos vivem com menos de 100 litros do líquido, o mínimo indicado por especialistas. Um americano médio gasta 376 litros. Entre as cidades mais afetadas estão seis da Índia: Bombaim, Delhi, Kolkata, Bangalore, Chennai e Hyderabad. África ocidental, Manila, Pequim, Lahore e Teerã também terão problemas.
Quer continuar fora da estatística? A seguir, um pequeno guia de como economizar água e dar um passo gigante contra o problema já anunciado.
1) Seu banho não precisa ser rápido, você só precisa desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e passa o xampu;
2) Deixe um balde embaixo do chuveiro enquanto a água não esquenta. Use para lavar roupa e regar plantas;
3) Coloque a mangueira da máquina de lavar dentro de um balde e use a água de enxague para lavar o quintal, por exemplo;
4) Para economizar descarga, faça xixi no banho;
5) Nada de lavar a calçada; só basta uma boa varrida;
6) A água usada para lavar folhas, como alface, pode ser reutilizada;
7) Não esvazie a piscina. Hoje em dia, há tratamentos químicos eficientes e que purificam muito bem a água.

E não esquece de fazer o básico, como desligar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça.



Postado: Marcio R Pereira




Nenhum comentário:

Postar um comentário