23 de abril de 2011

O que você precisa saber sobre:

“Mas tem o mesmo gosto?”: Não! Não tem o mesmo gosto, não é a mesma coisa. Não espere da pts o gosto de carne, pts não é carne e o gosto dela dependerá totalmente de como será temperada. Não espere do tofu, um queijo feito a base de soja, algum gosto semelhante a um queijo feito a base do coalho (na maioria das vezes este coalho é uma enzima retirada do estômago de boi, bezerros ou porcos). Leite condensado de soja, creme de soja, doce de leite de soja, leite de soja, iogurte de soja, todos estes seguem o mesmo exemplo e não carregam o azedo dos derivados do leite (já experimentou cheirar o leite da caixinha?), e sim tem o gosto de... soja! Hábito é a palavra chave, assim como um dia (pergunte para sua mãe) você deve ter rejeitado carne de animais, leite de vaca, cebola ou alho, depois de algum tempo, 15, 20, 30 anos, você se habituou e ainda aprendeu a gostar. Tenha calma com as novas opções, o que é novo nos estranha (e muitas vezes nos surpreende), nem sempre o amor é a primeira vista, ou ao primeiro experimentar... aprenda a gostar!
“Pode conter/ contem traços de”: Há muitos casos em que você lê esta informação na embalagem. Segundo os SACs das empresas funciona assim: determinado alimento que não tem em sua composição nenhum ingrediente de origem animal (ex. chocolate meio amargo da Garoto), é processado na mesma fábrica em que outro produto (chocolate ao leite) que contém. A partir daí, até mesmo pelo ar, partículas podem levar traços de algum produto até outro. Não que o uso de leite, soja ou qualquer outra coisa faça parte da composição, mas, podem ser encontrados (ou não) partículas dos mesmos por serem processados em um mesmo ambiente. É como se você fizesse em uma boca do fogão seu tofu, e sua mãe um molho de tomate em outra boca, o vapor pode (ou não) levar algo de uma panela até outra. Esta informação é dada com grande importância somente para assegurar que nenhum alérgico coma algo que não pode; como sabemos, em caso de alérgicos, por menor que possa ser a ingestão de algo,  pode ser danoso.  
  
Tofu (queijo de soja): Escutei por aí algum vegano dizendo que há um tempo atrás não poderia ouvir tofu e comer na mesma frase. Muitos tem essa decepção com o tofu justamente por esperarem cortar uma fatia dele e uma de goiabada e achar que tudo será como antes. Calma! A não ser que você tenha um paladar sem preconceitos, não aconselho que seu primeiro contato com o tofu seja tão cru. Eu não gosto do tofu cru e não gostei um dia do mesmo patê de tofu que hoje não fico sem. Eu, já fiz tofu e não gostei e já comi variações INESQUECÍVEIS (que tal o Tofupiry do Lar Vegetariano?). Eu diria que o tofu (a começar pelo aquário no qual ele exige para morar) é meio mimado. Dependendo do seu (meu e do tofu) humor, dependendo das combinações de tempero, dependendo de como foi feito, ele pode ser infeliz ou extremamente feliz. O importante é não julgar o tofu pela cara.
Pts (Proteína texturizada de soja, “carne de soja”): Primeiro, soja não tem carne, logo, prefiro tratá-la por “pts” (diferente do leite de soja, Dic. Leite, s. m. ... suco branco de alguns vegeitas;). “Experimentei e não gostei”. Normal, um dia acho que todos já experimentamos o café da vó Cristina e preferimos o da vó Nair, tudo depende do preparo. Se sua tia Creuza, na corrida noite de natal, te der as opções de que ela te prepare uma pts (jogar na panela pts, água quente, alho e cebola) ou uma salada vinagrete, provavelmente você deva escolher pela tradicional salada. A pts, prima do tofu, também é um pouco mimada: por exemplo, ela odeia ficar com água em seu corpo, por isso, retire bem a água que a hidrata antes de começar a preparar, ninguém gosta de comer esponja, correto? E sabendo disto, a pts fica muito bem com seu temperamento forte, hun, hun, entendeu?
Corante natural Cochonilha, Carmim: Já comeu alguma bolacha com recheio de morango? Nikito? Bono? Iogurte? Então você já comeu insetos! O ácido carmínico é o principal componente da cochonilha, responsável pela coloração vermelha escarlate do corante. Vários insetos são secos, amassados e fervidos para a produção do corante que se encontra principalmente em alimentos de cor vermelho/rosa. E ainda tem onívoro que tem a coragem de se referir a prazerosa alimentação rotineira dele me dizendo: “Você não sabe oque está perdendo”, aí eu falo “E você não sabe o que está comendo”.

 
Outro nomes: Vermelho 4″; “Vermelho 3″; “Carmim”; “Cochineal”; “Corante natural carmim de Cochonilha”;”Corante C.I”; “Corante ou Colorizante E120″, Cochonilha”, “Ácido Carmínico” (Carmine. Cochineal. Carminic Acid.) ou E-120, “C.I. 75470″; para os químicos como  “C14H7NaO7S”.


Cerealistas: Nas lojas cerealistas você encontra castanhas, amendoins, cereais, feijões, bolachas, pts, temperos, etc. Essas lojas vendem produtos a granel, ou seja, você pode comprar a quantidade que desejar, por isto é um mundo a se experimentar, não há problema em comprar poucas gramas de qualquer coisa. Além de variedade, os preços são bem mais acessíveis, a pts, por ex.,quando comparada ao preço do mercado chega a custar 4 vezes mais barato. Além disso você encontra produtos mais frescos.
Bacon vegano: Pães “de leite”, bolachas de “leite ou de manteiga”, lámens de bacon, galinha, etc. Como duvidar de uma embalagem com escritos gigantes “bolacha de leite”? Muitos são os alimentos que encontramos nas prateleiras dos mercados e que não são o que dizem. Em um mundo publicitário onde o frango da Sadia insiste para que comamos seus irmãos e onde são explorados até os sorrisos das vacas, o que podemos esperar de realidade? Por isto leia sempre os ingredientes, muitos produtos veganos estão escondidos no mercado.








“Margarina” vegetal: Há opções de margarina sem leite, é o chamado creme vegetal, como a Soya. É ótimA para o preparo de bolos e outros. Mas não se esqueça: geleias e patês são muito nutritivos e gostosos para se comer com pão também.

Por Henrique Cruz.

4 comentários:

  1. Muito bom!!! Ainda não sou vegan mas com todas essas informações fica impossível não se tornar um!
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela matéria!!!
    Isso ajuda muito as pessoas que querem se tornar vegans, e está perdida num mundo onívoro, elas só precisam de uma ajuda perfeita, como a sua

    ResponderExcluir
  3. Post nota 10, está entre um dos melhores que já li, sempre leio o blog e gosto muito parabéns coletivo VIDA!!!

    ResponderExcluir
  4. só não dou 10 pq a soya não é nada boa pra cozinhar, fora isso o post é muito útil <3

    ResponderExcluir